Categorias
ALTO TIETÊ

Museu da Energia de Salesópolis vai participar da 19ª Semana Nacional de Museus



A unidade do Museu da Energia presente em Salesópolis fará parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que começou nesta segunda-feira (17) e segue até o próximo domingo (23).



A temporada cultural é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O objetivo é promover uma grande ação coletiva a fim de promover, divulgar e intensificar a relação dos museus com a sociedade.



Nesta edição do evento (que ocorre desde 2003), a temática que vai nortear as apresentações será ‘O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar’. A escolha do assunto é tradicionalmente feita pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus – e sempre busca uma reflexão quanto aos aspectos atuais vivenciados por nós.



Museus de todo país participarão das atividades. A maior parte da programação se dará através de videoconferências, debates e exposição virtuais na plataforma Google Arts & Culture. Mas também haverá algumas atividades presenciais, como no caso de Salesópolis, onde a programação para o festival será a realização do roteiro “Caminhos da Energia” – um tour apresentando todas as etapas da geração da energia hidrelétrica, tendo como principal exemplo a Bacia do Rio Tietê.



Museu da Energia

Localizado na Estrada da Usina, o Museu da Energia de Salesópolis é mantido pela Fundação Energia e Saneamento. Desde 1998, a entidade pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. 

Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), a fundação realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: