Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Em setembro, o Museu da Energia de Salesópolis celebra a 18ª Primavera dos Museus, com o tema ‘Museus, Acessibilidade e Inclusão’. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais relacionadas a um mesmo assunto.
Nos dias 24, 26 e 28 (terça, quinta e sábado), a partir das 10h, o Museu promoverá a atividade educativa ‘Que Bico é Esse?’, voltada para o público infanto-juvenil. Gratuita e interativa. Essa oficina explora de maneira divertida e educativa as diferentes funções dos bicos das aves. Utilizando materiais simples, como uma presilha ‘bico de pato’, as crianças descobrirão como esses bicos são essenciais para a alimentação, a construção de ninhos e a comunicação das aves. A atividade é inclusiva e acessível, com vagas limitadas a 10 participantes por sessão.
Outra atração será a Trilha do Tangará, disponível de 24 a 28 de setembro, às 10h e às 14h. Esta atividade é destinada a maiores de 7 anos e oferece uma oportunidade única para se conectar com a natureza, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental e aguçando os sentidos. A participação é limitada a seis pessoas por saída.
Para participar das atrações é necessário se inscrever antecipadamente pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br ou pelo WhatsApp (11) 99115-0020.
Dia do Rio Tietê
Em paralelo à programação da 18ª Primavera dos Museus, a unidade apresenta o roteiro especial ‘As Águas que Você Não Vê – Educação Ambiental pelas Águas do Tietê’, que acontecerá entre os dias 24 a 28, às 10h, em celebração ao Dia do Rio Tietê, comemorado no dia 22 de setembro.
Neste roteiro, os visitantes serão guiados pelos educadores do Museu por meio de locais emblemáticos como a Casa de Máquinas, o Espaço das Águas e o Reservatório. A experiência oferece uma imersão nos temas essenciais da gestão hídrica, incluindo a economia de água, o percurso do rio Tietê e a análise da qualidade da água coletada no polo.
A atividade é aberta a todas as idades e tem um custo de R$ 11 por pessoa. Com vagas limitadas a 10 participantes por grupo, as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail ou WhatsApp do Museu.