MOGI DAS CRUZES

Mudanças no transporte público de Mogi começam a valer neste domingo; entenda

Começam a valer, neste domingo (3), as mudanças nos ônibus municipais de Mogi das Cruzes, realizadas por meio de um projeto piloto anunciado pela Prefeitura e que integra o Pronto!, novo sistema de transporte coletivo da cidade.

A principal novidade do Pronto! é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões.

Segundo a administração municipal, a medida vai garantir viagens mais rápidas, com mais previsibilidade de horários e pontualidade no atendimento aos bairros, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos.

Neste momento, as alterações ocorrerão em linhas das regiões do Cocuera e de Biritiba Ussú. Na prática, as linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes e se chamarão E404 e E405, respectivamente. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central, passando a ser denominadas C392 e C393. 

Para ligar os dois terminais e atender a região central, estão sendo criadas três linhas circulares e uma linha expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do Cartão Pronto!.

A Linha Expressa utilizará o corredor da rua Doutor Ricardo Vilela para a ligação entre o Terminal Estudantes e o Terminal Central. Já no sentido oposto, a passagem será pela rua Navajas. A previsão é que o itinerário entre os dois terminais seja feito em cerca de 10 minutos.

Já para os passageiros que chegam à região central de Mogi das Cruzes em busca de atendimento médico, a opção será a Linha Circular Saúde, que passará por diferentes estruturas de atendimento. A linha também terá uma identificação especial para facilitar a diferenciação, com a frente na cor azul.

O Circular Saúde atenderá o Pró-Criança, o Pró-Hiper, o Pró-Mulher, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e a Santa Casa. Além disso, também fará passagem pelo Mercado do Produtor, pelo Shangai, pelo Largo Bom Jesus e pela Justiça do Trabalho.

Para os passageiros que vão à região central para trabalhar, fazer compras ou em busca de algum serviço e desejam descer em algum ponto fora dos terminais, as melhores opções são das Linhas Circular Centro e Circular Centro via Rua Ipiranga. Estes dois itinerários serão feitos por ônibus com o padrão do sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes.

Saindo do Terminal Central, a Linha Circular Centro passará pelas proximidades da Universidade de Mogi das Cruzes, Largo do Carmo, praça Coronel Benedicto de Almeida e avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, até chegar ao Terminal Central. No sentido oposto, serão atendidas a praça Oswaldo Cruz, a rua Barão de Jaceguai, a Santa Casa, o prédio da Prefeitura e as proximidades do shopping.

Já a Linha Circular Centro via Rua Ipiranga, ao deixar o Terminal Central, atenderá a praça da Bandeira, a rua Ipiranga, a praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Largo do Carmo, rua Otto Unger, o prédio da Prefeitura e as proximidades do shopping, até chegar ao Terminal Estudantes. No outro sentido, os ônibus passarão pelos corredores da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e Doutor Ricardo Vilela.

Para mais informações, os passageiros também podem utilizar o telefone 4798-5122, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que também funciona para mensagens do aplicativo WhatsApp.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Essa notícia foi atualizada em 2 de abril de 2022 11:27

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP