Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Morreu, nesta sexta-feira (18), aos 92 anos de idade, Lourdes Favinchi Martins. Mais conhecida como “Dona Lourdes”, ela fundou o tradicional restaurante O Berro, que hoje funciona na Rua Major Pinheiro Franco, em Mogi das Cruzes.
“Ela estava internada há alguns dias e lutou bravamente para continuar aqui, mas no fim ela descansou”, diz uma publicação divulgada nas redes sociais do restaurante, que ficará fechado nesta sexta. “Ela deixa para nós um legado incrível. Viu os filhos e netos crescerem, construiu sua narrativa com muita garra e dignidade. Ela tem muito de se orgulhar”, conclui a nota.
Filha de imigrantes italianos, Lourdes Favinchi Martins, nasceu em Mairinque e casou-se com José Martins em 1947. Sempre com visão empreendedora, foi desde proprietária de pizzaria em Sorocaba a comerciante de loja de armarinhos, passando por costureira no eixo São Paulo e Mogi das Cruzes.
Alguns anos se passaram até que, em 1978, ela inaugurou um ponto comercial, e ali iniciava a história que ela sempre sonhou, mas que jamais pensou que fosse viver de verdade: a construção de um restaurante.
Nessa trajetória de vida de Dona Lourdes, o restaurante O Berro se construiu e se transformou ao longo dos seus 44 anos, com a participação de seu filho José Carlos Martins desde 1983 e de seu neto Felipe desde 2013.