O Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Água e Esgoto) informou que está atuando para solucionar problemas pontuais de falta d’água na Vila São Paulo/Botujuru e Vila Suíssa.
De acordo com a autarquia, uma falha numa das bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, na segunda-feira (20), e o aumento do consumo devido à recente onda de calor provocaram quedas bruscas no nível dos reservatórios.
Ainda segundo o Departamento de Água do Semae, por volta das 7h de segunda (20), foi identificado o problema numa das bombas da ETA Leste, que precisou ser retirada para manutenção. O equipamento reserva, que entrou em operação na sequência, também apresentou falha e teve de ser reparado, sendo religado por volta das 15h.
Essa bomba reserva segue em operação, mas por ser de vazão menor e com o consumo mais alto por parte da população, é mais difícil manter os níveis de abastecimento.
A previsão é finalizar nesta sexta-feira (24) o reparo na bomba principal. A autarquia informou que, até lá, vai reforçar a distribuição de água na Vila São Paulo/Botujuru com caminhões-pipa, que vão abastecer o reservatório.
De acordo com o departamento, na Vila Suíssa o sistema está em recuperação e o problema deve ser solucionado nas próximas horas.
Manutenção
O Semae também informa que, nesta quarta-feira (22/01), identificou falha numa válvula na rede do Jardim Maricá. Para realizar o reparo, foi necessário pausar a distribuição de água no Jardim Rodeio, Jardim Mogi e Vila Oroxó, além do próprio Jardim Maricá. O serviço foi concluído e a previsão é normalizar o abastecimento até o fim da tarde. Quem têm caixa d’água possivelmente não terá a rotina afetada.