Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi prepara campanha de vacinação contra o sarampo para público de 5 a 19 anos



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes está finalizando os detalhes para realização da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Mogi das Cruzes. A campanha acontecerá em todo o país entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março, com Dia D marcado para 15 de fevereiro (sábado). A dose aplicada é a tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, que continua disponível em qualquer unidade de saúde.



O objetivo da ação nacional será verificar as cadernetas de vacinação de crianças e jovens de 5 a 19 anos, público-alvo da campanha. A vacina será aplicada nos casos de atraso na cobertura, por isso a administração municipal reforça que é imprescindível a apresentação da caderneta, documento obrigatório para que todas as informações possam ser atualizadas.



A Prefeitura informou que, este ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou um caso confirmado de sarampo e outras seis notificações aguardam resultados de exames. No ano passado, pelo menos 160 casos foram confirmados (alguns exames ainda não retornaram).



O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite.



A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, mas é importante lembrar que a dose é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

Segundo a administração municipal, em 2019, foram aplicadas 39.243 doses contra o sarampo na cidade, que atualmente disponibiliza a vacina em todos os postos de saúde da cidade, com quantidade suficiente para atender toda demanda que vem surgindo até o momento. Para ser considerado protegido, todo indivíduo deve tomar duas doses na vacina, com intervalo mínimo de um mês, aplicadas a partir dos 12 meses de idade. Em situação de risco para o sarampo – por exemplo, a primeira deve ser ministrada a partir dos 6 meses de idade.

Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde ou entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4798-6768.

Dia D

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo será realizado em 15 de fevereiro e, das 8 às 15 horas, em todas unidades do Programa Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Alto Ipiranga, Jardim Universo, Jundiapeba, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa.

A segunda etapa da campanha nacional está programada para ser realizada de 3 a 31 de agosto.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *