Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi possui testes rápidos de Covid-19 em todas as unidades de saúde, diz Prefeitura



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que, desde maio, realiza testes rápidos para Covid-19 em todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, conforme critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a pasta, também são realizados exames PCR (tipo swab) em todos os Pronto Atendimentos 24 horas, exceto o Pró-Criança, já que esse procedimento diagnóstico é indicado apenas para pacientes com idade a partir de 15 anos.



A administração municipal explicou que, conforme regulamentação do Ministério da Saúde, os exames devem ser solicitados pelo médico assistente. As Notas Técnicas nº 5/2020 e nº 11/2020 da Secretaria de Atenção Primária à Saúde definem que os testes rápidos sejam realizados para toda a população que apresentar quadro de síndrome gripal e pertença a uma das seguintes categorias: profissionais das áreas da saúde e segurança em atividade; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e portadores de condições de saúde crônicas.



Em Mogi das Cruzes, a população têm a opção de procurar atendimento em qualquer unidade de Pronto Atendimento ou diretamente no Hospital Municipal, em Braz Cubas, onde foi criado o Centro de Referência do Coronavírus. Os sintomas iniciais variam, mas costumam apresentar febre, tosse e, principalmente, dificuldade para respirar. 



“As pessoas ainda têm muitas dúvidas, o que é natural, considerando tratar-se de uma doença nova. Sobre os testes rápidos, é importante esclarecer que o material que temos disponível hoje têm resultados efetivos quando realizado a partir do sétimo dia após início dos sintomas”, explica a diretora de Rede Básica, Rebeca Barufi. 



Já o exame PCR, que é a coleta de material diretamente na garganta ou nariz do paciente, pode ser realizado a qualquer momento. Neste caso, no entanto, o resultado do exame leva em média três dias para ficar pronto. “Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Por isso, para realizar o exame é necessário ser indicado por um médico, que tem condições de utilizar outros recursos para avaliar a condição geral do paciente e indicar o melhor tratamento”, acrescenta Barufi.

De acordo com a Prefeitura, até o momento, Mogi das Cruzes recebeu 15.880 unidades de testes rápidos do Ministério da Saúde, dos quais 50% já foram aplicados ou distribuídos às unidades para os atendimentos necessários. Para os exames PCR, o Governo de São Paulo enviou 3 mil kits de coleta. Em todo o país, existe uma grande dificuldade de compra desses produtos, seja pela ausência de estoques ou pelos preços abusivos.

Quem tiver dúvidas também pode ligar para o Disque Corona no telefone 4798-5160.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: