Em visita à Itaquaquecetuba, no Alto Tietê, nesta sexta-feira (30), o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou que o DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) trabalha em um projeto alternativo para a Rodovia Mogi-Dutra, que está em duplicação entre as cidades de Mogi das Cruzes e Arujá.
De acordo com Garcia, a maior parte da duplicação será entregue até o fim deste ano. Já um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro próximo à Rodovia SP-56, na chegada à Arujá, será concluído até março de 2022, em razão de impasses na desapropriação de um imóvel, afirmou o vice-governador, explicando que a ideia é construir um traçado alternativo.
“Reconhecemos as dificuldades numa obra dessa dimensão no ponto de vista ambiental e de desapropriações. Mas todos os protagonistas deste projeto estão engajados em resolver isso porque essa é uma obra prioritária para a região e acreditamos que a proposta apresentada pelo governador em exercício é factível”, avaliou o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Guararema, Adriano Leite.
SP-56
Conforme matéria veiculada ontem no Notícias de Mogi, o vice-governador também anunciou hoje investimentos na Rodovia Alberto Hinoto (SP-056), na ligação entre Itaquaquecetuba e Arujá. A cerimônia contou com as presenças dos prefeitos de Itaquá, Mamoru Nakashima, e de Arujá, José Luiz Monteiro.
De acordo com Rodrigo Garcia, serão investidos R$ 248 milhões na duplicação e recuperação da infraestrutura viária da região. A obra será executada num trecho de 9,4 quilômetros e a expectativa é de que comece no primeiro semestre de 2021, com duração de 24 meses e geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos.
Durante o anúncio, o governador em exercício, Rodrigo Garcia, explicou que a obra está dividida em três lotes. Hoje foi publicado o edital para contratação de dois lotes e, o terceiro, que envolve um trecho da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá a licitação aberta até o final do ano.
“Não vai faltar dinheiro porque o Estado tem um convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e peço para que os prefeitos e deputados cobrem a agilidade nessa obra de duplicação, que é uma prioridade para o Estado”, disse Garcia.
“É uma obra estruturante, que vai melhorar o trânsito numa via de fluxo intenso de veículos entre as cidades e marcar o desenvolvimento da nossa região. E que vem num momento importante de retomada da economia, com a geração de dezenas de empregos através da construção civil”, afirmou o presidente do Condemat, Adriano Leite.
O deputado estadual André do Prado destacou que a conquista da obra tem a participação popular, mobilizada num abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas, entregue ao governador no início do ano, por ele e pelo deputado federal Marcio Alvino. “Essa obra vai melhorar a mobilidade, a qualidade de vida e a arrecadação de receita pelos municípios porque novos empreendimentos serão instalados”, frisou o deputado, que coordena a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê.