Categorias
CULTURA

Mogi das Cruzes tem programação cultural em homenagem à Semana de Arte Moderna



Entre os dias 12 e 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes vai promover uma programação especial, em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Intitulada “Contexto e Protagonismo – 100 anos da Semana de 22”, a agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas as atividades são gratuitas e a entrada do público deverá obedecer a protocolos sanitários.  



A primeira atividade, no dia 12, será uma palestra com Rafael Puertas, que visa fazer uma apresentação da arte moderna, incluindo antecedentes, desdobramentos, contexto, características estilísticas e temáticas da literatura modernista brasileira, com o intuito de responder a seguinte indagação: “Semana de Arte Moderna: foi ou não foi”?. A palestra terá início às 19 horas e será no Theatro Vasques, com recomendação de 16 anos.  



Já no dia 13 de fevereiro, será exibido o documentário “Mario um Modernista em Mogi”, que fala sobre a passagem de Mário de Andrade, tido como um dos fundadores do modernismo no país, em Mogi das Cruzes, no ano de 1936. O escritor veio à cidade para filmar as peculiaridades da Festa do Divino Espírito Santo e a visita serviu como subsídio para um artigo por ele escrito, intitulado “A Entrada dos Palmitos”, que foi publicado na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo.



O documentário é uma iniciativa da Diretoria de Fomento e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, tem 40 minutos de duração e será exibido às 19 horas, no Theatro Vasques. Neste caso, a troca de ingressos se dará mediante a doação de pacotes de absorventes, numa parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes. Os itens arrecadados serão posteriormente entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio do programa Tia Chica, que visa combater a pobreza menstrual.



A programação também contará com a oficina “Experimentando a Poesia Moderna”, que será no dia 14 de fevereiro, às 17 horas, no Casarão do Carmo. A atividade será comandada pelo poeta-jogral Rafael Puertas, que é professor e entusiasta da literatura e já participou de diversas mostras, performances, saraus e concursos, que lhe renderam prêmios e publicações em antologias e menções honrosas. Para essa atração em específico, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário online. A recomendação é 16 anos e são 30 vagas disponíveis. Inscreva-se

Entre os dias 15 de fevereiro e 19 de março, ficará aberta no Museu Mogiano a exposição “Semana 22: 1922 em 2022”, que também faz parte da programação. A mostra celebrará o centenário da Semana de Arte Moderna, trazendo de forma educativa aos munícipes a trajetória e o marco que foi o movimento na história da arte brasileira. A visitação será de terça a sábado, das 9h às 16h, sem restrição de idade, porém também cumprindo protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara.

A programação continuará, com as seguintes atividades: a palestra “Semana de 22: Encontros e Entremeios com os Processos Anticoloniais”, que será acompanhada de apresentação musical (15 de fevereiro, às 19h, no Vasques); o bate-papo “Do Rei da Vela ao Teatro Contemporâneo – A Herança da Semana de 22 no Teatro Brasileiro” (16 de fevereiro, às 19h, no Vasques); o bate-papo “Villa Lobos: A Música da Semana de 22” (17 de fevereiro, às 19h, no Vasques); o sarau Mo(gi)dernismo 22 (18 de fevereiro, às 19h, no Vasques) e a palestra “Arquitetura e Moda a partir do Modernismo” (19 de fevereiro, às 19h, no Vasques).

Para o sarau do dia 18, as inscrições também serão feitas antecipadamente, por formulário online. Inscreva-se

Todos os espaços culturais municipais estão operando com 70% de ocupação. No caso do Vasques, onde acontecerá boa parte da programação em homenagem à Semana de Arte Moderna, para as atividades que não requerem inscrição prévia, a orientação aos interessados é fazer a retirada antecipada de ingressos, diretamente na bilheteria do local. O intuito é evitar a formação de filas e aglomeração nos dias das atividades.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.

Clique aqui e confira mais notícias de cultura

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: