A cidade de Mogi das Cruzes recebe, neste sábado (13), duas exposições gratuitas que fazem parte da programação do Mês Nacional dos Museus, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A exposição ‘Arte Sacra para Ver e Sentir’ estará disponível para visitação a partir das 10h, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e fica em cartaz até o dia 10 de junho.
A mostra realizada pelo Programa MAS Itinerante, do Museu de Arte Sacra de São Paulo, conta com réplicas das originais que estão no acervo do MAS. Os visitantes poderão tocar nas obras sacras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Frei Agostinho da Piedade, Benedito Calixto, Anita Malfatti, entre outros.
“Apresentar réplicas de algumas das principais obras de arte brasileiras de maneira acessível para pessoas com deficiências é uma oportunidade muito especial para toda a cidade. Neste mês em que os museus são comemorados em todo o país, Mogi recebe exposições que abordam dois temas que estabelecem um diálogo necessário e provocativo com as questões da Sustentabilidade e do Bem-Estar – temas da 21ª Semana Nacional dos Museus 2023”, disse a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro Histórico, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h45.
Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes
Já a exposição ‘Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – Professora Amália Thereza Manna de Deus’ estará aberta para visitação a partir das 11h, no Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, até o dia 29 de julho.
As obras apresentadas são do acervo mantido pela Associação Pró-Festa do Divino e incluem fotos, cartazes, obras de arte, livros, objetos devocionais, bem como materiais de divulgação e registros.
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes completará 410 anos de realização em 2023. As festividades contam com participação popular em eventos característicos, como o Império do Divino, Entrada dos Palmitos, Alvorada, Procissão de Pentecostes, entre outros.
O Museu Histórico Prof. Guiomar Pinheiro Franco será reaberto neste sábado (13) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na rua José Bonifácio, 202, no Centro Histórico de Mogi.
Clique aqui para conferir as últimas notícias sobre a Festa do Divino de Mogi das Cruzes 2023
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: