Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes promove programação especial voltada ao autismo neste mês de abril



Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá, ao longo do mês, uma programação especial com diversas atividades.



Iniciando a ação, na próxima quarta-feira (5), a partir das 8h30, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) vai realizar o 2º Piquenique Azul, no Parque Centenário, onde serão promovidas atividades lúdicas e caminhadas para crianças e adolescentes com autismo acompanhados pela unidade.



O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, em parceria com o Centro de Paradesporto e a participação de alunos e professores da Faculdade do Clube Náutico Mogiano e dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.



Olimpíada Azul 2023

No dia 15 (sábado), às 9h, acontece a segunda edição da Olimpíada Azul 2023, no Clube Náutico Mogiano, que segue nos dias 17, 18 e 19, com a cerimônia de encerramento no dia 25. A ação tem como objetivo incentivar a prática esportiva de pessoas com TEA e promover a inclusão social.



O evento irá apresentar as atividades que são desenvolvidas para o TEA no centro do Paradesporto de Mogi das Cruzes. Entre as modalidades estão futebol, basquete, bocha, jogos de mesa, como dominó e jogos educativos de peças de encaixe, game, taekwondo e atletismo. A confraternização esportiva contará também com um espaço de atividades artísticas.

Podem participar pessoas com TEA e atletas amigos, pessoas sem deficiência ou com outras deficiências. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de um formulário online até o dia 15.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação também preparou ações com foco no atendimento da educação especial. A Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, distribuirá laços em referência ao autismo e os professores, alunos e familiares utilizarão camisetas com o logo da campanha. 

De 3 a 6 de abril, os alunos atendidos pela equipe multidisciplinar participarão da programação CURTATEA. Já os profissionais que atuam na educação especial e professores das turmas regulares realizarão cursos de TEA, ABA e PEI, a partir do dia 14.

No dia 15 (sábado), a equipe da Emesp estará no Largo do Rosário distribuindo laços referentes ao TEA e divulgando os atendimentos ofertados para os alunos na unidade escolar.

Por fim, no dia 29 (sábado), no período da manhã, será realizado o Estação TEALEGRIA, no Parque da Cidade, em parceria com o curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Serão oferecidas atividades como contação de histórias, música, jogos e brincadeiras, por estagiários e servidores. O coral de alunos da Emesp também estará presente no dia.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: