O programa Conduz, da Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes, promoverá, a partir do dia 26 de abril, o curso gratuito ‘Retalhos da Minha Vida – Artesanato Terapêutico para Idosos’.
Realizada em parceria com o projeto Retalhos da Minha Vida, a Lightray Multimedia e o ateliê Aquarela, a atividade será ministrada na Incubadora Social, em Jundiapeba, e na Escola Municipal Rural Professor Cid Torquato, no Parque das Varinhas.
De acordo com a administração municipal, o curso tem como objetivo reconhecer histórias de vida de pessoas idosas mogianas como patrimônio cultural, promovendo a inclusão social e a melhora da saúde emocional dos participantes, por meio do artesanato terapêutico – técnicas de crochê.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 60 vagas, que serão divididas em três turmas. Serão priorizados os inscritos da terceira idade, que estejam no Cadastro Único (CadÚnico), mulheres com conhecimentos básicos em crochê e residentes de Jundiapeba e arredores.
A primeira turma terá aula aos sábados, das 9h às 11h, na E.M.R. Prof. Cid Torquato. As outras turmas terão aulas aos domingos, na Incubadora Social, com aulas no período da manhã, das 10h às 12h, e à tarde, das 14h às 16h.
Durante o workshop, os participantes serão sensibilizados quanto à beleza e originalidade das artes manuais, seu valor intrínseco vinculado ao afeto humano presente nas peças feitas à mão, diferentemente dos produtos industrializados e massificados.
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, os alunos terão a oportunidade de fazer leituras afetivas de suas próprias histórias de ida, transformando temas como amor, família e sonhos em quadradinhos que, ao final do workshop, serão unidos em uma peça única, expostos em uma mostra e inseridos em um catálogo digital. Haverá também registro fotográfico do processo e do resultado final do projeto.
Como se inscrever
As inscrições vão até o dia 20 de abril, e podem ser feitas por meio de um formulário online ou presencialmente, na Incubadora Social, que fica na rua Nito Sona, 2175, em Jundiapeba. Mais informações podem ser obtidas em contato pelos telefones 4799-4040, 99945-1703 ou WhatsApp 98152-0614.