Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes inscreve para novas turmas do Curso de Educadores Ambientais



A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes recebe inscrições para novas turmas do Curso de Educadores Ambientais, iniciativa que oferece capacitação prática e teórica gratuita.



A primeira fase, iniciada em 2 de setembro, atendeu os moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho. Os participantes desta turma realizarão o quarto e último módulo do curso no dia 14 de outubro, com a construção da Agenda Ambiental Local.



“A agenda é um plano de trabalho a ser elaborado pelos participantes, voltado para questões socioambientais locais, com vistas à construção da sustentabilidade”, explica a educadora ambiental Carla Panzeri, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.



Nesta quinta (7), os participantes desta primeira turma do Curso de Educadores Ambientais visitarão o Parque Natural Francisco Affonso de Mello (Parque Municipal), como atividade de formação.



O segundo grupo será com moradores do Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As inscrições vão até o dia 25 deste mês – e a formação começa em 27 de outubro e será realizada na Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT).

Já a terceira turma será para quem mora em Biritiba Ussu, Boa Vista, Capela, Capixinga, Cocuera, Manoel Ferreira, Porteira Preta e Vila Moraes. As inscrições poderão ser feitas até 10 de janeiro de 2022, com as aulas tendo início no dia 12 de janeiro do ano que vem.

Sobre o curso

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, entre os objetivos do curso está a promoção da sensibilização dos moradores frente ao tema, estímulo ao conhecimento sobre o território onde vivem e fomento ao planejamento de ações orientadas à sustentabilidade. Também são abordados problemas socioambientais locais, como descarte irregular de resíduos sólidos, parcelamento irregular do solo, poluição dos rios e córregos e supressão da vegetação nativa, entre outros.

A iniciativa, segundo a Prefeitura, tem a meta de tornar a legislação ambiental mais acessível à população e orientar as pessoas a elaborar planos de ações coletivas.

Cada etapa do curso tem quatro módulos de formação, sendo um dedicado à visita ao Parque Municipal. As aulas são das 14h às 17h e, nos períodos entre as formações presenciais (chamados de “períodos entre módulos”), os participantes realizam atividades em suas comunidades para divulgar a formação e a importância da participação de todos na construção da sustentabilidade socioambiental.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, afirma que o curso é importante por ser uma formação rica, que aborda a proteção e recuperação dos mananciais de Mogi das Cruzes. “As áreas de proteção e recuperação dos mananciais apresentam diversas potencialidades para aproveitamento público. Queremos despertar nos moradores esta realidade, para a busca e elaboração de políticas públicas ambientais estratégicas e estruturantes”, ressalta.

Como se inscrever

A inscrição para o curso pode ser feita:

  • Pessoalmente, na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (Rua Brás Cubas, 470, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Por telefone: 4798-5962 ou 4798-5959;
  • Pelo e-mail svma@pmmc.com.br.

As exigências para a inscrição são comprovar residência nos bairros atendidos e ter mais de 16 anos. Para mais informações, acesse o edital.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: