Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes inicia esquema especial para vacinação contra a gripe



Até a próxima sexta-feira (16), a vacina contra a gripe está disponível para crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos e também para todos os contemplados nas fases anteriores em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes, das 8h às 13h, segundo a administração municipal.



No sábado (17) e domingo (18) haverá esquema especial para garantir acesso a todos que quiserem se imunizar, conforme orientação do Ministério da Saúde e do Governo de SP.



A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que o atendimento foi planejado para evitar aglomerações e longas esperas, lembrando sempre que a vacina da gripe só pode ser aplicada depois de 14 dias da imunização contra a Covid (e vice/versa).



No sábado (17), das 8h às 15h, será realizado o Dia D para qualquer pessoa em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família. No domingo (18), o atendimento será exclusivo no drive-thru do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, também para todos os interessados, das 9h às 15h.



De segunda a sexta-feira, a vacina contra a gripe está disponível nos Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, das 8h às 13h. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identificação com foto e caderneta de vacina, se houver. Para as crianças menores de 9 anos, a caderneta de vacinação é obrigatória.

A Prefeitura informou que, durante a campanha oficial, Mogi das Cruzes aplicou 75.526 doses contra a gripe, o que representa uma cobertura total de 46,8 %. Os trabalhadores da Educação lideram o índice de cobertura na cidade, com 71,3%, seguidos pelas gestantes (60,3%) e puérperas (56,7%).  Restam cerca de 120 mil doses.

Contra-indicações

Bebês menores de 6 meses

Precauções

  • Quem tomou vacina contra Covid-19 deve aguardar pelo menos 14 dias para receber a vacina de gripe (é recomendável que se leve o comprovante da vacina de Covid-19 para conferência). 
  • Se tiver sintomas de síndrome gripal suspeita de Covid-19 e/ou febre, é preciso aguardar término dos sintomas para receber a dose.
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP