A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, neste sábado (29), à Campanha de Imunização contra a Gripe, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com dados da administração municipal, no primeiro dia da iniciativa, realizada no sistema drive-thru no Pró-Hiper, 1.223 pessoas foram vacinadas contra a gripe e 19 aproveitaram a oportunidade para se imunizar contra a febre amarela.
A mobilização prossegue até o fim de abril e, a partir desta segunda-feira (1), as doses também estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade (clique aqui para ver a lista completa), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Em sete unidades de saúde, o atendimento contará com horário estendido até 18h30.
“O Ministério da Saúde inicia a campanha nacional de vacinação no dia 7 de abril, mas Mogi das Cruzes está antecipando a imunização para garantir a proteção da população vulnerável o quanto antes”, afirmou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
A meta da Prefeitura é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas e quilombolas; pessoas com comorbidades ou doenças crônicas; indivíduos com deficiências motora, auditiva, visual ou intelectual; pessoas em situação de rua; profissionais de saúde, professores e trabalhadores do ensino; profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Entre as condições de saúde que garantem prioridade na campanha estão doenças respiratórias crônicas, problemas cardiovasculares, doença renal crônica, cirrose hepática, doenças neurológicas crônicas, diabetes mellitus, imunossupressão, transplantes, obesidade grave (IMC ≥ 40) e trissomias.
O imunizante protege contra os principais tipos de vírus da gripe em circulação, incluindo Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacinação ajuda a prevenir complicações graves da doença, que podem resultar em hospitalizações e até mesmo óbitos.
Vacinação contra febre amarela
A dose contra a febre amarela também está disponível no drive-thru, conforme necessidade. O esquema vacinal recomendado é:
- Crianças: primeira dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos;
- Pessoas entre 5 e 59 anos: dose única;
- Idosos acima de 60 anos: vacinação condicionada à avaliação médica.
Onde se vacinar
- Drive-Thru: Entrada pela Avenida Cívica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o final de abril;
- Postos de Saúde: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30;
- Unidades com horário estendido até 18h30:
- UBS Alto Ipiranga: Av. Capitão Joaquim de Melo Freire, 700;
- UBS Braz Cubas: Rua Padre Álvaro Quinhones Zuniga, 340;
- UBS Jundiapeba: Rua Vereador Nito Sona, 1745;
- USF Nova Jundiapeba: Rua Dolores de Aquino, 601;
- UBS Vila Suíssa: Av. Ricieri José Marcatto, 310;
- UBS Santa Tereza: Rua Kazumo Sumizono, 1181;
- UBS Jardim Camila: Av. Presidente Getúlio Vargas, 999.
Documentos necessários para a vacinação
Para receber a dose, é obrigatório apresentar:
- Documento oficial com foto e CPF;
- Caderneta de vacinação (obrigatória para crianças);
- Cartão do Sistema Integrado de Saúde (SIS).