Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes abre mais de 50 vagas para artesãos em espaços públicos



A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes abriu um chamamento público para artesãos e entidades representativas do artesanato que tenham interesse em participar do projeto Mogi Feito à Mão.



De acordo com a pasta, serão selecionados para o projeto artesãos exclusivamente da cidade que, poderão, a partir da seleção, expor em espaços públicos. A princípio, serão 50 vagas para o projeto Mogi Feito à Mão e outras seis para quem atua com a venda de antiguidades. O número de vagas está sujeito a alterações.



As datas e horários em que o projeto vai acontecer estão em fase de definição. Em termos de locais, serão disponibilizados, a princípio, a Praça Flávio Furlan (entrada do Terminal Central), a Praça Oswaldo Cruz e o Largo Bom Jesus. Já o Largo do Carmo será destinado aos selecionados que trabalham com antiguidades. Também pode haver aumento futuro na oferta de espaços públicos.



As inscrições deverão ser feitas diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Quem já estiver inscrito deverá atualizar o cadastro. Os interessados devem comparecer portando cópias do RG, CPF e comprovante de residência. É essencial que todos estejam devidamente inscritos no cadastramento municipal de artistas. Será preciso submeter os produtos artesanais à análise e, para quem já tiver inscrição prévia, será necessário atualizar o cadastro. A inscrição de menores somente será aceita se acompanhada da autorização do pai/mãe, tutor que acompanhará o filho ou tutelado.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a seleção obedecerá a critérios como formação específica na atividade cadastrada, atuação com artesanato típico da cidade, descentralização – pessoas que residam em locais afastados do Centro terão maior pontuação -, tipo de material utilizado para as obras e tempo de experiência.

A publicação dos resultados será feita pelo site da Secretaria Municipal de Cultura e os artesãos que obtiverem maior pontuação poderão selecionar onde expor. Caso haja um alto número de inscritos, haverá um revezamento semanal entre o grupo de artesãos, de forma a dar oportunidade para todos, informou a administração municipal.

Ainda segundo a Prefeitura, todos deverão ter barraca padrão, atuar conforme os horários definidos para o projeto e zelar pela ordem e limpeza dos espaços públicos utilizados. Produtos industriais, incompatíveis com a finalidade do projeto não serão aceitos e também será proibido afixar cartazes, faixas e qualquer tipo de comunicação visual em postes, árvores ou gramados.

A previsão é que os resultados finais da seleção sejam publicados em um prazo de 30 dias a partir da publicação do edital de chamamento público. O projeto Mogi Feito à Mão visa fomentar o artesanato de Mogi das Cruzes, gerando  emprego e renda e apoiando a atuação de microempreendedores, artesãos e artistas da cidade.  

Veja mais detalhes no edital do chamamento aberto pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6988.

Confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: