Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, a Prefeitura de Mogi das Cruzes segue promovendo ações descentralizadas para facilitar o acesso da população à imunização, especialmente dos grupos prioritários. Na próxima semana, novas estratégias serão adotadas com aplicação de doses em pontos estratégicos da cidade.
ATUALIZAÇÃO: a Prefeitura informou que a ação de imunização no Paradesporto e no Pró-Hiper foi alterada para o dia 24 de julho, nos mesmos horários.
Na quarta-feira (16), a vacinação ocorrerá no restaurante Bom Prato, na região central, das 10h às 13h. Já na quinta-feira (17/07), a campanha passará por dois locais: o Pró-Hiper, no Mogilar, das 9h às 12h, com atendimento voltado a alunos e idosos; e o Centro Municipal de Paradesporto, das 13h30 às 16h30, para a população a partir dos seis meses de idade.
A vacina aplicada é a trivalente, atualizada para proteger contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, que mais circulam neste inverno. A proteção se inicia entre duas a três semanas após a aplicação.
Paralelamente às ações especiais, a vacina segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Sete dessas unidades contam com horário estendido até as 18h: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba.
Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação. No caso de crianças, é recomendável levar a caderneta de vacinação.
Desde o início de julho, a imunização também está sendo oferecida nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade — Pró-Criança e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal —, para crianças que estiverem sendo atendidas e não apresentarem sintomas gripais.
A vacina contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade, enquanto durarem os estoques. Contudo, há uma reserva técnica para os grupos prioritários, que incluem idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, até esta terça-feira (8), Mogi das Cruzes já havia aplicado 110.827 doses, alcançando 50,42% de cobertura entre os grupos prioritários — índice superior à média nacional (43,25%), estadual (43,90%) e regional (41,01%). Ainda assim, os números seguem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Foram vacinados 53,99% dos idosos, 43,64% das crianças de até 6 anos e 38,75% das gestantes na cidade.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias





