Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi abre nesta terça inscrições para novas turmas do Curso de Educadores Ambientais



Nesta terça-feira (19) serão abertas as inscrições para três novas turmas do Curso de Educadores Ambientais Locais, oferecido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A participação é gratuita, voltada para maiores de 16 anos e oferece certificados a quem cumprir pelo menos 80% da formação.



De acordo com a administração municipal, a segunda edição do curso, cujo tema será “Cidade”, terá aulas entre maio e dezembro, para as três turmas. Cada turma disponibilizará 50 vagas.



A primeira turma será voltada preferencialmente para os moradores da Vila Industrial, Mogilar, Nova Mogilar, Socorro, Centro Cívico, Centro, São João, Vila Natal, Vila Oliveira, Parque Monte Líbano, Jardim Camila, Vila Nova União, Toyama, Real Park, Caputera e Residencial Cocuera. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, com as aulas previstas entre 16 de maio de 11 de julho. 



Já a segunda turma abrangerá preferencialmente os bairros Vila das Orquídeas, Vila Jundiaí, Vila Cintra, Conjunto do Bosque, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Vila Paulista, Braz Cubas, Jardim Universo, Vila Brasileira, Parque Olímpico, Vila Municipal, Jardim Esperança, Jardim Santa Tereza, Jardim dos Amarais, Jardim Layr, Vila São Francisco, Vila Rubens, Vila Lavínia, Alto Ipiranga, Parque Santana, Mogi Moderno, Jardim Ivete, Vila São Sebastião, Nova Bertioga, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi e Vila da Prata. As inscrições vão até o dia 26 de julho, com as aulas ocorrendo entre 28 de julho e 29 de setembro.



Por fim, a terceira turma será voltada preferencialmente para os moradores da Vila Suíssa, Cezar de Souza, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Rio Acima, Conjunto Jefferson da Silva, Granja Anita, Sabaúna, Botuquara e Botujuru. As inscrições pode ser feitas até o dia 27 de outubro, com as aulas previstas entre os dias 3 de novembro e 8 de dezembro.

A educadora ambiental Carla Panzeri, que ministra a formação, explica que as três turmas cumprirão, cada uma, seis módulos de atividades teóricas e três com atividades práticas. “Além disso, os participantes interessados poderão ingressar na etapa da vivência, em que participarão de forma voluntária de ações de educação ambiental a serem realizadas com a comunidade”, diz ela.

Como se inscrever

As inscrições para o Curso de Educadores Ambientais Locais podem ser feitas pessoalmente na sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes (rua Braz Cubas, 470), pelos telefones 4798-5962 ou 4798-5959, ou ainda pelo e-mail svma@mogidascruzes.sp.gov.br. Outra opção é preencher um formulário digital (clique aqui para acessá-lo). Mais detalhes podem ser consultados no edital número 2, de 13 de abril de 2022.

Sobre o curso

Organizado em três grandes edições, o curso teve a primeira voltada para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), cuja formatura ocorreu no dia 23 de março. A segunda edição terá como tema “Cidade” e a terceira abordará os “Pés da Serra”, incluindo toda a área próxima à Serra do Itapeti. O objetivo do curso, segundo a administração municipal, é levar formação ambiental aos participantes, tornando-os multiplicadores e criando uma rede de defesa da natureza entre a população.

De acordo com o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André da Costa Saraiva, as três primeiras turmas do curso tiveram uma boa procura e mostraram que a iniciativa foi um sucesso, preenchendo uma lacuna na área de educação ambiental: “As pessoas se interessam pelo tema da preservação do meio ambiente e a formação que nós oferecemos ocorre na região onde os participantes moram, tornando o curso de fácil assimilação e ao mesmo tem com ótimo conteúdo”, afirmou.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: