Categorias
BRASIL

Meu INSS: aprenda a bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo consignado


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Para evitar que aposentados e pensionistas caiam em golpes ou cedam à pressão de instituições financeiras para contratação de empréstimo consignado, o Meu INSS passou a permitir que qualquer segurado faça o bloqueio do benefício para este tipo de crédito.


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recomenda que os beneficiários mantenham seus benefícios sempre bloqueados para empréstimos, desbloqueando-os somente pelo período que for necessário.

Como medida preventiva, o INSS bloqueia automaticamente o benefício assim que é concedido, por 90 dias, o que significa que, mesmo que o beneficiário queira, ele não pode desbloquear seu benefício antes desse prazo. Após esse período, o beneficiário pode solicitar o desbloqueio se quiser fazer um empréstimo.

Leia também:  Programa do governo viabiliza empréstimo para quem recebe Bolsa Família; veja como fazer

Essa ação tem impedido a realização de contratações não autorizadas pelos beneficiários, informou o INSS, acrescentando que tanto o pedido de bloqueio como o de desbloqueio ocorrem de forma imediata.


Se, apesar disso, o beneficiário enfrentar problemas relacionados a empréstimos consignados, ele pode entrar em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para receber orientação e suporte adequados. O cidadão também pode buscar o serviço prestado por órgãos de defesa do consumidor, como os Procons, assim como do Poder Judiciário, como Defensorias Públicas e Juizados Especiais Cíveis.

Leia também:  Minha Casa Minha Vida: veja como conseguir um imóvel pelo programa em 2025

Como bloquear empréstimo consignado

Para efetuar o bloqueio, é preciso que o beneficiário possua uma conta no Meu INSS. Para isso, é necessário cadastrar antes uma senha no site Gov.br. Com a senha criada, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
  2. Faça o login pelo CPF e a senha da sua conta Gov.br.
  3. No campo de pesquisa da página inicial do Meu INSS, digite a palavra “Empréstimo”.
  4. Clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”.
  5. Em seguida, leia atentamente as instruções e vá avançando.
  6. Ao final, confirme a solicitação de bloqueio.
Leia também:  Teto do INSS: aposentados e pensionistas terão reajuste a partir de fevereiro; veja valor

Caso necessite desbloquear para obter o crédito consignado em algum momento, basta seguir o mesmo processo, selecionando a opção “Desbloquear”.

Compartilhe essa notícia: