Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
De acordo com o Sebrae-SP, em sete anos, o mercado pet deu um salto de 149% no Alto Tietê, impulsionado pela abertura de pequenos negócios voltados para o comércio de produtos, de banho e tosa, além de hospedagens para animais domésticos.
Uma pesquisa da entidade, produzida a partir de dados da Receita Federal, em dezembro de 2018, aponta que as oito cidades da área de abrangência do Escritório Regional do Alto Tietê contavam com 763 empreendimentos pet e atingiu 1.901 estabelecimentos em março deste ano.
“O número de famílias que possuem cães e gatos tem aumentado a cada ano, assim como a disposição em investir na alimentação, saúde e bem-estar dos animais. A pesquisa do Sebrae-SP é o retrato do potencial deste nicho e mostra, por exemplo, que a maioria dos consumidores gasta entre R$ 101 a R$ 300 mensalmente em pet shops”, disse a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
No período analisado, no Estado foram abertos 65 mil pequenos negócios do segmento, sendo que a maior parte é comandada por Microempreendedores Individuais (MEI) – 36.084 ou 55% -, seguida por Microempresas (26.350 ou 41%) e Empresa de Pequeno Porte (2.656 ou 4%). O perfil dos donos de pets mostra que 76% possuem cachorros e 35% têm gatos. Já 67% dos tutores realizam compras a cada quinze dias ou mensalmente.
O levantamento revela, ainda, que os pequenos negócios estão na preferência dos consumidores, sendo que 66% dos entrevistados preferem comprar medicamentos e suplementos nesses locais, tendência que é seguida por 61% dos tutores que adquirem os alimentos e 58% que compram os acessórios dos animais.
O ER Alto Tietê funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, Vila Lavínia, Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas em contato pelo telefone 4723-4510.