
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove, nesta sexta-feira (4), uma ação especial de vacinação contra a gripe no Mercado Municipal, no Centro da cidade. A iniciativa visa ampliar o acesso da população às doses do imunizante e reforçar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários.
Idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e em situação de rua fazem parte do público-alvo. No entanto, a vacinação está liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver estoque.
A campanha ganha força em meio ao aumento de casos de doenças respiratórias típicas do inverno, que têm sobrecarregado os atendimentos nas unidades de saúde da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, o objetivo da mobilização é prevenir complicações, internações e mortes relacionadas à gripe.
Além da ação no Mercadão, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). Desde terça-feira (1º), crianças que buscam atendimento nas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade — o Pró-Criança e o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal — também podem receber a dose, desde que não apresentem sintomas gripais.
O imunizante utilizado é a vacina trivalente, atualizada para os vírus circulantes neste inverno: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A proteção se estabelece entre duas e três semanas após a aplicação.
“A vacina contra a gripe é segura, gratuita e salva vidas. Quando os pais deixam de vacinar seus filhos, estão expondo as crianças a riscos que poderiam ser evitados com uma simples dose. Estamos vendo as consequências disso nas internações no Hospital Municipal, onde a maioria das crianças internadas não possui a imunização”, alertou a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, até o momento, Mogi das Cruzes aplicou 107.010 doses da vacina, alcançando 49,49% de cobertura entre os grupos prioritários. Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 42% para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 37,20% entre gestantes; e 53,41% entre idosos com 60 anos ou mais.