Em entrevista coletiva concedida no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), em Suzano, na manhã desta sexta-feira (26), o secretário estadual de saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, informou que a Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes, localizada em Braz Cubas, será inaugurada no próximo mês de dezembro.
“O repasse de recursos já foi feito para o município. Em um primeiro momento, há seis meses atrás, nós desenhamos qual o perfil assistencial que a gente queria da Maternidade. Depois, com o perfil, nós avaliamos quanto era o custeio mensal disso. E a Maternidade precisava também de recursos para acabarmos de equipa-la, o que também já foi passado para o município de Mogi das Cruzes”, disse Eleuses Paiva, acrescentando em seguida: “A discussão agora é a data de abertura. Nós combinamos hoje com a prefeita Mara Bertaiolli e no mês de dezembro nós estaremos inaugurando a Maternidade de Mogi das Cruzes”. Assista a seguir:
O novo prazo tem dois meses de atraso com relação ao que havia sido divulgado pelo governador Tarcísio de Freitas em junho deste ano, durante inauguração da Praça da Cidadania em Itaquaquecetuba. De acordo com a declaração feita à época, a Maternidade Municipal de Mogi seria inaugurada em outubro.
Localizado na rua Francisco Afonso de Melo, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, o prédio do Hospital da Mulher está pronto desde 2022, entretanto, o equipamento ainda não havia sido inaugurado por falta de verbas para mantê-lo em operação.
O imóvel conta com oito mil metros quadrados de área total, sete pavimentos e um investimento de R$ 35 milhões. Além da Maternidade, outros serviços e atendimentos voltados às mulheres devem ser incorporados no local. Atualmente, ele abriga o Pró Mulher e o Banco de Leite de Mogi das Cruzes.




