Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mara Bertaiolli recebe secretários estaduais para discutir obras de saneamento básico e na CPTM


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (11), dois secretários estaduais para discutir projetos de saneamento básico e de ampliação e modernização dos serviços prestados na cidade pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por meio do projeto de concessão das Linhas 11, 12 e 13.


A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, anunciou um investimento de 45 milhões de dólares (cerca de 260 milhões de reais) para obras de coleta e tratamento de esgoto em Mogi das Cruzes. “A gente vai fazer essas obras e olhar também dentro do Universaliza, de forma regional, a operação e manutenção. É importante a gente fazer obra e olhar a questão de perda d’água, que é alta em Mogi. A gente quer ver junto com a Prefeitura, como a gente faz as obras de coleta e esgoto e, dentro do Universaliza, pensa a médio e longo prazo para ter uma sustentabilidade também na operação e manutenção, o que é um dos grandes problemas do saneamento. A gente quer deixar legado”, disse ela.


Segundo a secretária, a cidade também será beneficiada com R$ 9 milhões que serão investidos nos municípios do Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) para melhorias de drenagem, por meio do Plano de Macrodrenagem do Alto Tietê.


Junto de Natalia Resende, estava o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, que deu mais detalhes sobre as obras de melhorias que serão realizadas na CPTM após a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.


Entre as obras que serão realizadas nas diferentes cidades atendidas pelas linhas, está a ampliação de 4 km de Estudantes a Cezar de Souza na Linha 11-Coral, em Mogi das Cruzes, além da reforma das estações Estudantes, Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Jundiapeba e a retirada de todas as passagem em nível da cidade, por meio da construção de túneis e viadutos.

Benini explicou o pregão para concessão das linhas está marcado para 28 de março, na B3, depois são previstos cerca de 120 dias para assinatura do contrato, o que deve acontecer até o início do segundo semestre deste ano. A partir do início da concessão, deve levar até cinco anos para a conclusão das primeiras obras. “A maior parte das obras será entregue em 2030, como a ampliação até Cezar de Souza. O restante será entregue até 2032”, disse o secretário estadual.

Entre outros pontos discutidos entre a prefeita Mara Bertaiolli e o secretário Benini na reunião desta terça estão o início do projeto executivo do trecho sul do Anel Viário, a construção da Ponte da Volta Fria e a duplicação da estrada do Evangelho Pleno e da Estrada da Pedreira até o Aruã.

“Voltamos a ter diálogo com o governo do estado. Mogi será uma grande parceira do nosso governador e de todos os projetos para melhorar as vidas das pessoas. Queria agradecer pela gentileza, pela competência e por estarem sempre pensando no melhor para a cidade de Mogi das Cruzes”, disse Mara Bertaiolli aos secretários.

Veja mais detalhes no vídeo a seguir

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile