Categorias
MOGI DAS CRUZES

Manutenção preventiva na unidade da Suzano em Mogi gera mais de 220 postos temporários

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Suzano, empresa fabricante celulose e referência global na produção de bioprodutos a partir do eucalipto, promoveu, entre 10 e 14 de março, a Parada Geral 2025 em sua planta industrial de Mogi das Cruzes. A iniciativa teve como principal objetivo a manutenção preventiva da unidade, assegurando maior eficiência operacional, desempenho ambiental, produtividade e segurança para colaboradores e prestadores de serviço.


Durante o processo, foram executadas mais de 160 intervenções de grande porte, com o apoio de aproximadamente 31 empresas especializadas, resultando na geração de cerca de 227 vagas temporárias de trabalho.


De acordo com o Gerente Executivo Industrial da Unidade, William Gonçalves Cruz, a Parada Geral é um procedimento essencial para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e o cumprimento integral das normas de segurança. “A Parada Geral é essencial para garantirmos a nossa excelência operacional, qualidade dos nossos produtos e, principalmente, a segurança de colaboradores(as) e prestadores(as) de serviço. Agora que encerramos com sucesso e sem nenhuma ocorrência mais uma Parada Geral, já vamos iniciar o planejamento da próxima ação”, enfatiza.


Entre os principais trabalhos realizados, destacam-se as inspeções nos cilindros secadores yankees das máquinas de papel, que têm a função de aquecer, secar e suavizar o papel, além da verificação da caldeira de biomassa. Esta última é fundamental para o processo de secagem do papel e segue os requisitos da Norma Regulamentadora 13 (NR-13), que determina regras de segurança para caldeiras e vasos de pressão. O equipamento se destaca por sua eficiência energética, redução da dependência de combustíveis fósseis e contribuição para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, uma vez que utiliza a queima de resíduos orgânicos.


De acordo com a Suzano, a segurança dos trabalhadores foi uma prioridade ao longo da Parada Geral. Para isso, a empresa adotou medidas rigorosas de prevenção, contando com a supervisão contínua da equipe de Segurança do Trabalho. Durante o período de manutenção, um guia digital foi disponibilizado para os trabalhadores, reunindo diretrizes e reforçando a necessidade do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

Impacto econômico

Além dos benefícios operacionais, a Parada Geral desempenha um papel relevante na movimentação da economia local. Com a contratação de profissionais de diversas regiões do país e do exterior, setores como hotelaria, alimentação e transporte foram impulsionados pela demanda gerada durante o evento.

“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e a realização da Parada Geral vem ao encontro desse direcionador, já que a ação é essencial para as nossas operações, para a segurança dos times e ainda contribui com a economia local”, conclui o Gerente Executivo.

Compartilhe essa notícia: