A lutadora de sumô, Luciana Watanabe, de Suzano, conquistou seu oitavo titulo na 27ª edição do Campeonato Sul-Americano da modalidade, que aconteceu no último domingo (11), na cidade de Salto, interior de São Paulo.
Disputando em duas categorias individuais, Luciana subiu ao pódio por duas vezes, sendo campeã na classe Meio-Pesado ao derrotar a também brasileira Valleria Dall’Olio, e chegando ao segundo lugar no nível Absoluto, onde não há restrições quanto ao peso dos participantes. Além destes, a lutadora também conquistou o título entre equipes ao vencer a seleção da Venezuela na decisão.
Com os resultados, a lutadora garantiu uma vaga para representar o Brasil na próxima edição do ‘World Combat Games’, que é os mais tradicional evento competitivo no campo das artes marciais, previsto para acontecer em outubro, na Arábia Saudita.
A depender do desempenho de Luciana no ‘World Combat Games’, a lutadora poderá participar do tradicional Campeonato Mundial, que será realizado no segundo semestre em Tóquio, no Japão.
Segundo ela, o apoio de sua equipe, a Associação Nova Central, foi fundamental para as conquistas. “Foi uma conquista importante para a gente, mas agora o nosso foco será a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 21 e 22 de julho”, disse a atleta.
Além de Luciana, a também atleta suzanense Corina Clemente, obteve destaque nos torneios. A lutadora, que começou sua trajetória no projeto municipal ‘Lutas como forma de Educação’, fez parte da equipe brasileira que subiu ao topo do pódio. No individual, ela ainda conquistou uma medalha ao atingir o terceiro lugar da categoria Absoluto.
Competição regional
No mesmo dia, um segundo grupo de atletas participou do 37° Campeonato Regional Norte e Sudeste de Sumô, também em Salto.
Nesta competição, Suzano integrou a equipe da Associação Nova Central, que obteve um total de 15 medalhas, sendo cinco ouros, cinco pratas e cinco bronzes.
Os lutadores da região que subiram ao pódio e ficaram com o ouro foram Valentina Aya Higuchi, Heloíse Rocha, Sanusa Chagas, Murilo Alves Mota e Wesley Onofre. Já Mylena Chagas, Sophia Radi, Matheus Henrique Santana, Antônio Onofre e Samuel Lira ficaram com a prata.
Por fim, Mariana Galdino, Rafaela Bezerra, Mariana da Silva, Julia Duarte, Daniel Dias, Pablo Radi ficaram com o bronze, assim como Corina, que também disputou um dos campeonatos deste nível.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: