O Serviço da Justiça Itinerante (SEJI) atenderá em Guararema nesta quarta-feira (8), por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A unidade móvel prestará atendimentos gratuitos aos munícipes das 10h às 16h, na Praça Coronel Brasílio Fonseca.
O Serviço da Justiça Itinerante visa oferecer o acesso à Justiça à população que não dispõe de fórum trabalhista instalado no local. O objetivo é garantir o pleno exercício do direito de acesso à Justiça, superando barreiras geográficas, socioeconômicas ou de outras naturezas.
“Para o desenvolvimento de Guararema, o ideal é que os moradores não tenham que sair da cidade, seja para fazer compras ou para encontrar soluções jurídicas e administrativas. É por isso que, em 2022, trouxemos para cá, com apoio do deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado, uma unidade do Poupatempo, e também é por isso que celebramos agora a chegada da Justiça Itinerante”, disse o prefeito de Guararema, o Zé.
O convênio foi assinado em março deste ano, quando o prefeito esteve no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, em São Paulo. Na ocasião, ao lado do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Anderson Moreira, o prefeito foi recebido pela presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, pela juíza auxiliar da Presidência, Sandra Miguel Abou Assali Bertelli, e também pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Melosi Sória.
“Com todo o equipamento necessário, a unidade móvel que chega a Guararema facilita o acesso dos moradores à Justiça, já que funciona como um tribunal, mas com atendimento facilitado”, afirmou o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Fernando Campagnoli Benitez Braga, o Fecco.