No fim de abril, o Governo de SP lançou o programa Jovem Aprendiz Paulista 2023, que visa estimular a contratação de adolescentes e jovens em Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) situadas mais próximas de suas residências.
Segundo o governo estadual, a iniciativa tem como objetivo oferecer a primeira experiência de trabalho para jovens da rede pública de ensino, enquanto fomenta a inclusão social e economia local.
O Jovem Aprendiz Paulista atua como um intermediador, localizando, acompanhando, avaliando e treinando estudantes para trabalhar em micro e pequenas empresas, que acabam tendo a chance de contratar o aprendiz com menos custos.
Os jovens aprendizes contratados por meio do programa terão direito a contrato de trabalho CLT, salário, vale-transporte, décimo terceiro salário e férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor de 2% do salário e Recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 8% do valor do salário.
Os interessados em uma vaga de jovem aprendiz devem estar cursando ensino fundamental ou médio na rede pública e ter entre 14 e 18 anos incompletos.
O contrato do jovem aprendiz pode durar até 24 meses, variando de acordo com ocurso e a carga horária definida pela empresa, que pode ser de quatro ou seis horas por dia.
Cadastro no Jovem Aprendiz Paulista: veja como fazer
- Acesse o site do Jovem Aprendiz Paulista 2023
- Realize o cadastro com ajuda de um responsável, fornecendo os documentos necessários (nome, telefone, email válido, RG, CPF, carteira de trabalho, endereço completo e nome da escola)
- Faça um login com senha no sistema do projeto
- Acesse o link “vitrine de vagas” e se candidate às oportunidades que interessarem