A Prefeitura de Itaquaquecetuba decretou situação de emergência devido aos impactos causados pelas chuvas que atingiram o município no fim de semana. Entre sábado (31) e segunda-feira (3), a cidade registrou volumes preocupantes, com pico de 44,86 mm no domingo (2).
Cerca de 2,5 mil residências foram afetadas, aproximadamente 1,1 mil pessoas ficaram desalojadas, enquanto 95 ficaram desabrigadas. Além disso, ruas e avenidas importantes estão obstruídas.
De acordo com a administração municipal, a medida emergêncial tem validade de 180 dias e autoriza a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação de recursos para apoiar as vítimas, com a coordenação da Defesa Civil municipal.
O decreto suspende a obrigatoriedade de licitação para a compra de bens e serviços essenciais para o enfrentamento da emergência com o objetivo de acelerar a chegada de insumos. Também fica autorizado o acesso a propriedades particulares e a realização de desapropriações, quando necessário, principalmente em áreas de risco.
“A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco e os trabalhos ocorrem tanto de dia como à noite. Temos uma grande equipe técnica e servidores preocupados com o acolhimento e apoio à população”, disse o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
“Vamos trabalhar juntos para garantir a segurança da população e o andamento da reconstrução da cidade. O decreto auxilia nossas equipes e dá a oportunidade de voluntários também nos ajudarem. Vamos unir forças”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.