A Prefeitura de Itaquaquecetuba ampliou de dois para quatro abrigos de acolhimento emergencial às vítimas das fortes chuvas que vêm atingindo a região desde a última quinta-feira (30). Além disso, também por conta dos estragos e transtornos, a volta às aulas foi adiada em seis escolas da rede municipal.
Atualmente, 95 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, estão sendo abrigadas nos espaços provisórios no município. Além disso, 39 cães e cinco gatos foram resgatados e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses.
Na Vila Maria Augusta, os abrigos estão localizados nas ruas Joaquim Nabuco, 66, e Tiradentes, 126. Na Vila Sônia, o acolhimento ocorre na estrada Valter da Silva Costa, 1.228, enquanto na Vila Japão a estrutura está localizada na rua São Roque, 215.
Os moradores acolhidos têm lugar para dormir, recebem alimentação e água, suporte da equipe de enfermagem, segurança da GCM e há espaços montados para a recreação das crianças. Para emergências, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199 para que seja feita a locomoção do morador para o abrigo.
De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil, aproximadamente 2,5 mil moradias foram afetadas pelas enchentes, que resultou em cerca de 1,1 mil pessoas desalojadas. Neste período, 216 famílias foram cadastradas nos serviços oferecidos pela rede municipal.
“O impacto das chuvas foi implacável, não apenas em Itaquá como em toda a região. Estamos trabalhando dia e noite para minimizar os danos e garantir que todos sejam acolhidos”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Os principais focos de atuação no momento são as ruas alagadas na Vila Maria Augusta, Vila Sônia, Jardim Fiorelo e Vila Japão. As equipes estão monitorando a situação e dando o suporte necessário aos moradores.
O Fundo Social de Solidariedade segue com a campanha “Juntos por Itaquá”, arrecadando cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, colchões e água. As doações devem ser entregues na Secretaria de Serviços Urbanos (rua Ali Hamoud, 40 – Jardim Alpes de Itaquá). Para doações em dinheiro, o Pix do Fundo Social é o CNPJ: 18.612.190/0001-63.
Volta às aulas
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, alterou o calendário escolar de seis escolas municipais que ficam nos bairros afetados pelas chuvas do fim de semana para que os estudantes não sejam prejudicados.
Nas escolas João Geraldo e Ver. Benedito Rocha (Vila Japão), Adenor Bonifácio (Vila Sônia), José Marinho e Charles Michel de L’épée (Maria Augusta) e Ver. Augusto dos Santos (Estação) o retorno vai ocorrer na próxima segunda-feira (10).
Nas demais unidades da rede municipal, o retorno acontece normalmente nesta terça-feira (4). A reposição dos quatro dias nas seis escolas citadas está prevista no calendário para 22 de março, 5 de maio, bem como 24 e 25 de julho.
Declaração de falta ou atraso
Moradores das áreas atingidas pelas chuvas intensas podem retirar uma declaração de falta ou atraso no trabalho nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos quatro abrigos temporários disponibilizados pela prefeitura. A medida visa minimizar os prejuízos aos trabalhadores que enfrentam dificuldades no deslocamento devido aos danos causados pela chuva.
A declaração está disponível nos abrigos localizados na estrada Valter da Silva Costa, 1.228, na Vila Sônia, nas rua Joaquim Nabuco, 66, e Tiradentes, 126, ambos na Maria Augusta, além da rua São Roque, 215, na Vila Japão.
Também é possível retirar a declaração nos CRAS Morro Branco (avenida Ítalo Adami, 2.023), Recanto Mônica (rua Governador Ademar Pereira Santos, 222), Quinta da Boa Vista (estrada de São Bento, 1.691), Jardim Paineira (rua Serra da Cantareira, 570) e Caiuby (rua Ribeirão Preto, 9).