Categorias
CULTURA

Instituto Criarte leva peças teatrais gratuitas para escolas de Mogi das Cruzes



As escolas de Mogi das Cruzes receberão, ao longo do mês de junho, o Instituto Criarte, com o projeto ‘Teatro nas Escolas’, que traz a peça ‘A Árvore Mágica e Seu Segredo’, apresentada pela companhia EK.



Segundo o instituto, o objetivo é expandir e democratizar o acesso às atividades culturais, tendo como público prioritário crianças e jovens de 12 escolas periféricas do município.



Ao todo, serão 24 apresentações teatrais, sendo duas por escolas. Elas acontecerão sempre às segundas, terças e quartas-feiras.



A programação do projeto começa no dia 5 de junho, no Ceic Doce Lar II – Wilson Nogueira, no bairro da Porteira Preta. No dia 6, a peça será apresentada no Ceic Doce Lar III – Thereza Amorim Martinez, no Jardim Margarida; e no dia 7 no Ceic Brincando & Aprendendo II – João Gualberto, no distrito de Jundiapeba. A programação completa será divulgada nos próximos dias.



Além disso, cada criança e jovem levará para casa um kit para o plantio de um Ipê. As escolas que receberão o projeto ganharão uma árvore frutífera nos encerramentos das peças, que será plantada já de médio porte, representando a ‘Árvore Mágica’.

“Queremos despertar o pensamento e a reflexão, dando espaço a crítica de cada um, para que descubram, nas diversas cenas da peça, que todos podem e devem participar de forma simples e objetiva de projetos de mobilização em defesa do meio ambiente e da Terra, com pequenas mudanças de seus hábitos diários. Espera-se que crianças e jovens, sensibilizados pelo tema e por outras ações que faremos, incluam seus amigos e familiares nessa discussão. Espera-se, ainda, com a circulação e também com a atividade formativa dedicada aos professores, fomentar o nascimento de mais ideias nesse sentido e até mesmo novos grupos de teatro em Mogi”, disse o presidente do Instituto Criarte, Mateus Sartori.

A Árvore Mágica e Seu Segredo

O espetáculo será interativo e os alunos contribuirão para o desfecho das histórias, que terão como tema a preservação da natureza, a sustentabilidade do Planeta e alimentação saudável.

A trama começa com um pedido de ajuda da última árvore de espécie rara e que tem sentimentos. Quando Lili, a gatinha apaixonada, faz corações em seu tronco demonstrando seu afeto, a árvore não gosta e reclama muito. Mas o que a deixa triste mesmo é o Sr. Nicolau Cara-de-Pau, um construtor malvado e atrapalhado que não tem respeito por nada, quer acabar com os rios e lagos e tenta derrubá-la para construir um grande empreendimento e fazer fortuna. Porém, a confiança da gatinha e da plateia nas ações do Cão Dog resultam em conscientizar o vilão da importância da espécie florestal, pois eles descobrem que ela não é uma simples árvore, mas é a casa onde mora o ‘espírito verde’. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: