Muitos bancos e financeiras oferecem, porém, nem todo mundo sabe o que é empréstimo consignado e, pela falta de informação, pode até acabar caindo em algum golpe, o que é bastante comum.
O empréstimo consignado é um crédito destinado, principalmente, a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas.
Mais recentemente, o empréstimo consignado começou a ser liberado também para participantes de programas sociais, como o antigo Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Nesta modalidade de empréstimo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento dos beneficiários, o que gera menos risco de inadimplência aos bancos, que, por sua vez, podem oferecer juros mais baixos, aprovação mais fácil e condições mais atrativas.
O limite para o empréstimo consignado é de até 35% da renda mensal (sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para o cartão consignado), porém, o valor disponibilizado e a quantidade de parcelas dependem de uma análise de crédito que considera o score de crédito e o perfil financeiro de quem solicita.
Cada categoria tem um prazo para pagamento do empréstimo. Funcionários públicos podem pagar em até 90 meses, beneficiários do INSS podem pagar em até 72 meses e funcionários de empresas privadas têm prazo de até 60 meses.
O prazo para liberação do empréstimo consignado pode variar de três a cinco dias úteis, porém, dependendo da instituição financeira escolhida, é possível ter o crédito transferido instantaneamente.
Bancos que oferecem consignado
O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras que oferecem empréstimo consignado e possui uma das menores taxas do mercado, com juros prefixados de 0,85% a 2,99%, e o dinheiro é liberado logo após aprovação. O empréstimo do Banco do Brasil pode ser solicitado pelo próprio aplicativo da conta e pago em até 96 parcelas.
Outros bancos que também oferecem crédito consignado são o Banco BMG, Creditas, Itaú, Banco Inter, Bradesco, Crefisa e Caixa Econômica Federal.
Para contratar, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência; e comprovante de renda.
Quem pode fazer empréstimo consignado
- trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas;
- servidores públicos (ativos, inativos e pensionistas);
- militares das Forças Armadas (ativos, inativos e pensionistas);
- aposentados e pensionistas do INSS;
- beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
- beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).