Categorias
BRASIL

INSS 2025: veja regras para dar entrada na aposentadoria por idade ou tempo de contribuição


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

As regras e a forma de cálculo para aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tiveram mudanças em 2025. As regras de transição impostas pela Reforma da Previdência passaram por ajuste na idade para os segurados que já estavam filiados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). 


O ajuste da idade foi feito na aposentadoria por tempo de contribuição/transição por idade, que a cada ano acrescenta 6 meses até atingir a idade de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem. No ano de 2025, a idade mínima para a mulher é de 59 anos e 30 anos de tempo de contribuição, e, para o homem, de 64 anos e 35 anos de tempo de contribuição.

Leia também:  Caixa Econômica oferece empréstimo pessoal de até R$ 50 mil; veja quem pode fazer

No entanto, a regra de transição do pedágio de 50% não precisa da idade mínima. Já a transição de 100% tem a idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, para quem atingiu 28 anos e 1 dia na época da implantação da Emenda Constitucional 103. Essas duas regras não sofreram o ajuste anual.

Como simular a aposentadoria


Para saber quanto tempo falta para aposentar e as exigências para pedir o benefício, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e fazer a simulação de aposentadoria.

Leia também:  Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em créditos; veja como consultar saldo e sacar o dinheiro

Para este acesso é necessário ter login e senha, tanto na página do INSS na internet quanto no aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no celular (sistemas Android e iOS). A ferramenta disponível no Meu INSS leva em consideração as diferentes regras de idade e tempo de contribuição. Ao clicar na seta lateral de cada modalidade, é possível ver os detalhes dessas regras.

Compartilhe essa notícia: