Categorias
BRASIL

INSS 2023: veja quando dar entrada na aposentadoria por idade ou tempo de contribuição



Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é possível dar entrada na aposentadoria por idade ou tempo de contribuição pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já que as regras mudaram em 2019, após a Reforma da Previdência.



Com a Reforma, ficou mais difícil conquistar a tão sonhada aposentadoria, uma vez que ela modificou os idades e prazos, além de ter instituído regras de transição até que o texto seja implementado por completo.



Em 2023, por exemplo, entraram em vigor novas regras, válidas para todos os trabalhadores que, mesmo contribuindo com o INSS, não tinham preenchido todos os requisitos para se aposentar até 12 de novembro de 2019, quando a Reforma da Previdência foi aprovada.



Para o cidadão que já podia se aposentar até novembro de 2019, a reforma não pode ser aplicada, porque a pessoa já tinha o direito adquirido a aposentar-se pelas regras antigas.



Regras para se aposentar em 2023

O trabalhador que quiser se aposentar em 2023 precisa ter idade mínima de 62 anos caso seja mulher e 65 anos caso seja homem, com tempo de contribuição mínimo de 15 anos.

Também é possível se aposentar atingindo a pontuação necessária após somar o tempo de contribuição com a idade. Este ano, homens vão precisar chegar a 100 pontos e mulheres a 90 pontos. Neste caso, o tempo de contribuição mínima é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Os novos critérios de transição preveem o acréscimo de 1 ponto a cada ano, chegando a 100 para as mulheres em 2033 e 105 para os homens em 2028.

Para realizar o cálculo do valor da aposentadoria, cidadão deve procurar um serviço especializado de um contador ou advogado previdenciário.

Como dar entrada na aposentadoria

  • Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo (Android ou iOS);
  • Entre com seu CPF e senha;
  • Clique em “novo pedido”, em “aposentadorias e CTC e pecúlio” e depois seleciona o tipo de aposentadoria que pretende pedir;
  • Na sequência, o trabalhador precisará incluir a documentação pessoal e, em alguns casos, os documentos para atualização dos vínculos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
  • Depois será necessário esperar o prazo para conclusão do período de aposentadoria, que pode chegar a 90 dias.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: