Termina, às 18h desta segunda-feira (3), o prazo de inscrição para o Concurso INSS 2022. A seleção conta com 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social, que exige nível médio e tem salário de R$ 5,4 mil. Do total de oportunidades, 710 são para ampla concorrência, 200 são reservadas a candidatos autodeclarados negros e 90 a pessoas com deficiência.
O técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais, que venham ser determinadas pela autoridade superior.
As vagas do Concurso INSS 2022 estão distribuídas entre os estados do Rio de Janeiro (191 postos), São Paulo (138), Minas Gerais (122), Pará (61), Rio Grande do Sul (49), Bahia (49), Paraná (32), Pernambuco (31), Santa Catarina (29), Amazonas (28), Ceará (25), Maranhão (24), Rondônia (23), Goiás (23), Mato Grosso do Sul (22), Mato Grosso (19), Roraima (18), Rio Grande do Norte (16), Acre (14), Paraíba (13), Distrito Federal (13), Alagoas (13), Amapá (12), Espírito Santo (11), Tocantins (9), Piauí (9) e Sergipe (6).
Os aprovados no Concurso INSS 2022 poderão ser lotados em quaisquer agências do INSS pertencentes à Gerência Executiva (GEX) escolhida no momento da inscrição.
Processo seletivo
Os candidatos do Concurso INSS 2022 serão submetidos a provas objetivas no dia 27 de novembro. O exame será aplicado nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em horário e locais que serão divulgados, oportunamente, pela comissão de organizadores do concurso.
No tempo máximo de 3h30, os inscritos terão que solucionar 120 questões do tipo “certo ou errado” das seguintes disciplinas: língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos específicos. Confira a prova e gabarito do último concurso para técnico do INSS (2015)
Os aprovados passarão, ainda, por um curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, com até 180 horas de atividades presenciais. O treinamento será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Como se inscrever
As inscrições para o concurso de técnico do INSS devem ser realizadas por meio do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), organizador do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 21 de outubro.
Edital do concurso
Outras informações sobre as provas, assim como o conteúdo programático completo que será cobrado no exame, estão disponíveis no edital do concurso (clique aqui para baixar)
Os participantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Cebraspe pelo telefone 0800 722 1125, além do e-mail concursoinss@inss.gov.br.
Preparação
- Apostila para técnico do seguro social
- Curso para técnico do seguro social
- 300 questões comentadas para técnico
- Combo INSS: Apostila + Questões comentadas
- Combo Impresso: Apostila + Questões comentadas
Cronograma
- Inscrições: de 16 de setembro a 3 de outubro
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 16 de setembro a 3 de outubro
- Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de outubro
- Prova objetiva: 27 de novembro
- Divulgação do gabarito preliminar: 29 de novembro