Na manhã desta sexta-feira (23), a Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023, que beneficiará 5,1 milhões de contribuintes que enviaram a declaração do IR dentro do prazo.
A consulta para saber se teve a restituição liberada deve ser realizada no site do órgão. Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá encontrar três diferentes resultados: ‘em processamento’, ‘com pendências’ ou ‘processada’.
‘Em processamento’ quer dizer que a Receita já recebeu a declaração do contribuinte, mas ainda não a processou.
A mensagem ‘com pendências’ indica que a declaração do contribuinte está com pendências a resolver, ou seja, caiu na temida ‘malha fina’. Isto inclui pendências como, por exemplo, informações incorretas ou incompletas. Vale ressaltar que é possível corrigir os problemas e não deixar de receber a restituição.
Quem está aprovado para receber a restituição, mas ainda não teve o valor liberado vai receber a mensagem: ‘Processada – em fila de restituição‘, o que significa que a Receita já recebeu e processou a declaração enviada.
Este último termo confirma se o contribuinte vai receber algum valor de volta, no entanto, ele ainda consta na fila para restituição, ou seja, a Receita Federal ainda não realizou os cálculos e nem indicou qual o lote.
Vale lembrar que o contribuinte somente poderá restituir os seus valores devidos caso esteja livre de pendências financeiras com a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Calendário da Restituição do Imposto de Renda 2023
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro