Categorias
BRASIL

Imposto de Renda: Receita Federal libera programa para declaração do IR 2023



O programa para a declaração do Imposto de Renda 2023 (ano base 2022), estava previsto para ser lançado no dia 15 de março, porém, a Receita Federal, informou nesta quinta-feira (9) que o programa já está liberado para download.



De acordo com o órgão, a liberação foi antecipada para que o contribuinte tenha mais tempo para se organizar e realizar a declaração. A antecipação também deve ajudar a evitar congestionamentos que costumam ocorrer no primeiro dia de entrega da declaração, quando todo mundo baixa o programa ao mesmo tempo.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O término do prazo para a entrega da declaração continua previsto para o dia 31 de maio, data em que o Fisco conseguirá reunir as informações das declarações de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, instituições financeiras e planos de saúde e cruzá-las com a base de dados da Receita.



O programa para declaração do Imposto de Renda pode ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.



No último dia 27 foram anunciadas também novas regras para a Declaração do Imposto de Renda, como a prioridade no recebimento da restituição de quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cidadão, e a prioridade para o contribuinte que utilizar o modelo pré-preenchido da declaração.

Para os contribuintes que possuem investimentos na Bolsa de Valores, a declaração só é obrigatória para o investidor que tenha vendido ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: