Categorias
MOGI DAS CRUZES

Idosos com 80 anos ou mais terão prioridade no agendamento pelo SIS em Mogi



A partir de segunda-feira (21), a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai priorizar o agendamento de consultas da Rede Básica para Idosos com 80 anos ou mais pelo telefone 160. Presencialmente, esses pacientes já recebem atendimento preferencial e agora terão prioridade também pela Central de Agendamento de Consultas do Sistema Integrado de Saúde (SIS).



Desde o mês passado, o SIS já prioriza o agendamento para pessoas com deficiência. Desta forma, a preferência de atendimento pelo 160 fica da seguinte forma: agendamento por Prioridade de Idade (super idoso 80 anos ou mais e idoso 60 anos ou mais, respectivamente) e agendamento para pessoas com deficiência.



De acordo com a administração municipal, as preferenciais são válidas para quem precisa agendar primeira consulta de Rede Básica. O paciente entra em contato com a Central de Agendamento de Consultas pelo telefone 160 e faz a solicitação conforme sua necessidade (Clínica Médica, Ginecologia e Odontologia). O agendamento é efetuado após a confirmação do território e a qual unidade pertence, o que é conferido pelo bairro/endereço cadastrado ou na ficha individual preenchida.



O SIS 160 verifica a vaga disponível para a Unidade Básica de Saúde de referência e efetua o agendamento. Caso não haja vaga, o atendente informa ao paciente que seus dados serão inseridos em fila de espera e o agendamento seguirá por ordem da data de solicitação, sendo priorizado o paciente idoso 80 anos ou mais e, na sequência, os idosos de 60 a 79 anos.



Deficiência 

Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para priorização do paciente com deficiência é preciso manter o cadastro atualizado com a declaração “Pessoa com Deficiência” em qualquer unidade de saúde. Não há necessidade de procurar o Posto para fazer isso: a atualização pode ocorrer durante uma ida à unidade para consulta, exame ou outros procedimentos. 

A comprovação deve ser feita mediante apresentação de documento na Unidade Básica de Saúde e informação do CID (Código Internacional de Doenças), que pode constar no RG, laudos médicos ou outro documento para comprovação.

Com o cadastro atualizado, ao efetuar nova solicitação de consulta na Central 160 será direcionado para a fila prioritária de agendamento de acordo com a programação das agendas médicas.

Pacientes com limitação para comunicação (surdo ou mudo) podem solicitar consulta médica pelo atendimento160@mogidascruzes.sp.gov.br informando a necessidade e fornecendo o número do Cartão SIS ou pessoais (nome, data de nascimento e nome da mãe).

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP