Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
As obras que garantirão o serviço de hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), situado em Suzano, começarão no início de 2025 para que o tratamento de pacientes renais na unidade possa ser disponibilizado já no segundo semestre.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (18) pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, após contato com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Discutida ao longo do ano inteiro entre a Prefeitura de Suzano e o Governo de SP, a criação do setor visa promover um melhor atendimento aos moradores da região, sem a necessidade de grandes deslocamentos para outras regiões da Grande São Paulo.
“Eu sei da necessidade deste atendimento para nossa população e, por isso, viemos pessoalmente à presidência da Alesp, nos reunir com nosso parceiro André do Prado para solicitar mais esse apoio. A hemodiálise é fundamental para os pacientes de Suzano e de todo o Alto Tietê“, disse o prefeito Rodrigo Ashiuchi, agradecendo ao secretário Eleuses Paiva e ao governador Tarcísio de Freitas.
A expectativa do governo estadual é que sejam atendidos no local até 240 pacientes, distribuídos em três turnos, com a utilização de 40 novas máquinas. A depender da demanda, a capacidade poderia chegar a 320 pessoas, com a ampliação de mais um turno.
Hospital Estevam Galvão
Tramita no Poder Legislativo estadual o Projeto de Lei 546/2024, que propõe batizar o atual HRAT com o nome do ex-deputado Estevam Galvão de Oliveira, que faleceu em 29 de junho, por conta de seus mais de 50 anos de vida pública, período que exerceu os cargos de vereador, quatro vezes prefeito de Suzano, deputado federal e por cinco mandatos como deputado estadual.
O documento é de autoria do deputado estadual Carlos Cezar, por iniciativa do presidente da Alesp, com coautoria do também parlamentar paulista Marcos Damasio.
O HRAT foi inaugurado no dia 5 de dezembro do ano passado, no espaço onde funcionava o antigo Hospital das Clínicas (HC), para se tornar uma unidade de referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de média e alta complexidade, contemplando moradores de 11 municípios da região. Ele fica situado na rua Dr. Prudente de Morais, 2.200, na Vila Amorim, em Suzano.