Categorias
MOGI DAS CRUZES

Hospital Municipal de Mogi atende cerca de 100 suspeitas de Covid-19 por dia



Por abrigar o Centro de Referência do Coronavírus na cidade, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes tem recebido exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são atendidas cerca de 100 suspeitas por dia, o que representa um aumento de 40% em relação à média diária registrada na primeira quinzena de maio.



Segundo a pasta, o aumento se justifica com o fato de que a secretaria está orientando as UPAS 24 horas e Unidades Básicas de Saúde a realizarem o encaminhamento dos pacientes com suspeita de coronavírus ao Hospital Municipal tão logo surjam os primeiros sintomas. O objetivo é iniciar o tratamento antes do agravamento do caso e, desta forma, reduzir a necessidade de internação e de cuidados de terapia intensiva.



“Desde o início da pandemia, estamos trabalhando para salvar vidas. Então, ainda que com sintomas iniciais, nossa orientação é para que o paciente seja encaminhado ao Hospital Municipal, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus. A unidade conta com todos os recursos necessários, equipe qualificada e atendimento exclusivo”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.



O novo protocolo foi adotado há 19 dias e, de acordo com a Prefeitura, já tem alcançado resultados positivos. “Quanto mais rápido o início do tratamento, melhor tem sido a recuperação do paciente”, afirma a diretora geral do Hospital Municipal, Heloísa Molinari.



Ao chegar no Pronto Atendimento do Hospital Municipal, agora com acesso pela rua Guttermann, 577, com entrada exclusiva pelo Bloco “A”, em Braz Cubas, há uma triagem inicial e classificação com enfermeiro para informar os principais sintomas e verificar sinais como pressão arterial, temperatura e oxigenação. Entre os recursos utilizados pela equipe está o oxímetro portátil, que mede os níveis de saturação de oxigênio, o que pode indicar precocemente uma das principais complicações do novo coronavírus que é a falta de ar.

Na consulta, caso seja necessário, o médico pode solicitar um exame de imagem. Como os testes rápidos são mais eficazes quando realizados no sétimo ou oitavo dia a partir do início dos sintomas, a tomografia de tórax tem sido indicada para os casos iniciais, onde é possível verificar as condições gerais do pulmão.

De acordo com a administração municipal, os exames são realizados com todos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), seguindo um protocolo de proteção para os profissionais e também para os pacientes. O uso da tomografia de tórax para detectar a contaminação por coronavírus foi recomendado pelo Colégio Americano de Cirurgiões e tem sido adotado com eficácia em muitos serviços hospitalares porque as imagens do pulmão de um paciente com Covid-19 são diferentes das imagens do pulmão de um paciente com pneumonia comum. Dependendo dos resultados, o médico indica o melhor tratamento mas, em geral, são utilizados antibióticos e medicações para as outras queixas.

Os principais sintomas do Covid-19 são febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e falta de ar. Em Mogi das Cruzes há, ainda, o Disque Corona, com atendimento pelo telefone 4798-5160 realizado por profissionais de saúde que podem orientar sobre dúvidas dos pacientes e seus familiares.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: