Categorias
ALTO TIETÊ

Hospital e Maternidade de Suzano faz primeira captação de córnea da unidade

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) realizou, no último dia 5 (quinta-feira), a primeira captação de córnea da história da unidade por meio de um acordo de cooperação técnica entre a gestão do local e o grupo de referência do Estado de São Paulo, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). 


Para a realização do procedimento, o HSM criou uma comissão interna multiprofissional de 15 integrantes para acompanhar os aspectos envolvidos nesse trabalho, que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e equipe administrativa.

Leia também:  GCM de Suzano detém homem suspeito de agredir mulher com filho de 1 ano no colo

Os profissionais que atuaram em conjunto com o BOS passaram por um treinamento em setembro, que teve como intuito mostrar a importância do acolhimento e abordagem às famílias, enfatizando o significado do transplante para a continuidade de outras vidas. Nesse sentido, foi trabalhada junto à equipe do HMS a forma adequada de lidar com esse atendimento e o momento oportuno para realizar a captação.


Os profissionais do HMS passam agora a estar aptos não só para receber a equipe do BOS, no momento da captação de córneas, como também para enfatizar junto à população o que é necessário fazer para a realizar a coleta. Entre as informações relevantes, nesse caso, está o fato de que a doação só ocorre mediante autorização familiar, podendo ser feita em até seis horas após o óbito. Se o corpo do doador estiver sob refrigeração, é possível realizá-la em até 12 horas. O receptor também pode ter qualquer idade para ser beneficiado com o transplante de córneas, bastando, para isso, ter indicação cirúrgica do oftalmologista.

Leia também:  EDP realiza mutirão de melhorias técnicas em bairros de Suzano e Poá

“Essa primeira captação de córnea na unidade é fruto de trabalho que já vem sendo realizado ao longo desse ano. Nossa missão é prover acesso à informação de forma voluntária e humanizada, de modo a esclarecer as dúvidas e incentivar a família a também dar essa chance de uma nova vida ao próximo”, disse o diretor médico do hospital, Luiz Bot.

Compartilhe essa notícia: