O Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, poderá ser utilizado como área para montagem de um hospital de campanha (estrutura de saúde emergencial) que atenderá pacientes diagnosticados com coronavírus (COVID-19), informaram o prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de saúde, Henrique Naufel, em transmissão ao vivo realizada na noite desta terça-feira (24).
Segundo Naufel, o plano inicial é construir uma estrutura com 160 leitos próxima ao ginásio, no entanto, caso seja preciso ampliar o atendimento, a intenção é abrir mais leitos dentro do local. “[O ginásio] tem uma infraestrutura muito boa embaixo das arquibancadas, que pode ser utilizada como almoxarifado, farmácia, apoio para lanchonete, entrada para ambulâncias”, disse o secretário, acrescentando que a Secretaria de Saúde já está recrutando pessoal e adquirindo material e medicamentos para a criação da unidade de apoio.
De acordo com o chefe da pasta, o hospital de campanha será destinado apenas a pacientes que saem da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e precisam ser mantidos em acompanhamento por mais alguns dias.
Naufel informou, ainda, que Mogi das Cruzes possui, no momento, 69 leitos de UTI disponíveis, que podem ser transformados imediatamente em 130, caso haja necessidade. “Estamos correndo atrás de pelo menos mais 80”, contou o secretário, o que totalizaria 210 leitos.
Assista a transmissão realizada nesta terça-feira
Casos confirmados e suspeitos
Segundo o levantamento mais recente realizado pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê), nesta terça-feira (24), Mogi das Cruzes tem sete casos confirmados de coronavírus, entre eles, um médico, que encontra-se internado em um hospital particular de Suzano.
Além disso, a cidade tem 69 pacientes com sintomas graves de COVID-19, que aguardam resultados dos exames, e mais 38 pacientes com sintomas leves. Outras 22 notificações foram descartadas após resultados negativos.