O Governo de SP, por meio da Secretaria de Parcerias de Investimentos (SPI), publicou nesta terça-feira (3) o edital de parceria público-privada (PPP) do projeto de mobilidade urbana Lote Alto Tietê, que inclui as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos, atualmente operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além do serviço do Expresso Aeroporto. O leilão está marcado para o primeiro trimestre de 2025.
A concessão das linhas faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões no prazo de 25 anos. O projeto prevê a construção de dez novas estações, sendo oito pela concessionária e duas pelo Metrô (Penha e Gabriela Mistral), além da reconstrução e ampliação de outras sete e a reforma das demais estações existentes. Entre as novas estações que serão construídas está a de Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes.
Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. Segundo o governo estadual, com a concessão, haverá a ampliação de 22,6 km nas três linhas; recuperação e modernização da rede aérea, da via permanente e do sistema de sinalização; e a aquisição de novos equipamentos e reformas necessárias para operação dos trens. A demanda estimada em 2050, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia.
Melhorias
A Linha 11 – Coral terá expansões em seus dois sentidos: no Centro da cidade de São Paulo, será estendida da Estação da Luz até a Estação Palmeiras-Barra Funda e, em Mogi das Cruzes, será prolongada em mais quatro quilômetros, da Estação Estudantes até a Estação Cezar de Sousa.
- Investimentos Totais: R$ 5,4 bilhões
- Expansão até a Estação Palmeiras Barra-Funda e até a Estação César de Sousa
- 4 estações novas: Bom Retiro, Lajeado, Cezar de Sousa e Penha
- 3 estações reconstruídas: Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes
- 3 estações ampliadas: Brás, Guaianases e Braz Cubas
- 11 estações reformadas: Palmeiras-Barra Funda, Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Calmon Viana e Suzano
- Eliminação de todas as passagens em nível existentes na Linha 11-Coral e substituição por outros meios de transposição em desnível (passarelas, viadutos rodoviários ou passagens inferiores)
- Viagens a cada 3 minutos, entre Barra Funda e Suzano
- Viagens a 6 minutos, entre Suzano e Cezar de Souza
A Linha 12 – Safira terá extensão entre a Estação Calmon Viana e a Estação Suzano, com cerca de 3 km de novos trilhos e nova integração com Linha 11. Também ganhará nova integração com a Linha 13 – Jade nas futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral.
- Investimentos totais: R$ 3,2 bilhões
- Extensão da Estação Calmon Viana até a Estação Suzano, com nova integração com a Linha 11
- 2 estações novas: Cangaíba e Gabriela Mistral, com integração com a Linha 13
- 1 estação reconstruída: Itaquaquecetuba
- 6 estações reformadas: USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano
- Viagens a cada 3,25 minutos até Itaquaquecetuba
- Viagens a cada 6,5 minutos até Suzano
A Linha 13 – Jade também terá expansão em seus dois sentidos: no sentido Guarulhos, será estendida da Estação Aeroporto-Guarulhos até a região de Bonsucesso, com 4 novas estações e 10,4 km de novos trilhos. Já no sentido São Paulo, será estendida até a Estação Gabriela Mistral, com 2 novas estações e 5,2 km de extensão.
- Investimentos totais Linha 13 – Jade e Serviço Expresso Aeroporto: R$ 3,3 bilhões
- Expansão até Bonsucesso, com 4 novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, em 10,4km de novos trechos.
- Expansão até Gabriela Mistral, com 2 novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral, com 5,2 km de extensão.
- Novas integrações com a Linha 12 – Safira (Cangaíba e Gabriela Mistral) e Linha 2 – Verde do Metrô (Gabriela Mistral).
- 3 estações reformadas: Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP, Aeroporto-Guarulhos
- Viagens a cada 10 minutos
O Serviço Expresso Aeroporto também terá melhorias, com a inclusão da Estação Gabriela Mistral e diminuição do intervalo entre os trens, com viagens a cada 60 min (vale) e 30 min (pico).
“O novo contrato de concessão tem uma série de inovações e melhorias regulatórias. No projeto, estamos prevendo um programa de investimentos iniciais, uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida para possibilitar uma melhor transição entre CPTM e o novo operador, além de estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos. O leilão está marcado para o dia 28 de março de 2025, na sede da B3, em São Paulo”, afirma Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI).
Plano de combate a eventos climáticos
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo incluiu um plano de combate a eventos climáticos extremos na concessão do Lote Alto Tietê.
Em janeiro, fortes chuvas interromperam a operação da Linha 12-Safira, por conta da queda de árvores na rede elétrica, além de alagamentos em Ferraz de Vasconcelos que afetaram o fluxo de trens na Linha 11-Coral.
De acordo com o Governo de SP, a futura concessionária será responsável por um estudo detalhado de riscos climáticos, identificando vulnerabilidades tanto para a operação das linhas quanto para as áreas vizinhas.
“Esses eventos demonstram a importância do plano de combate a desastres climáticos. Além das melhorias no transporte, a concessão das linhas do Lote Alto Tietê inclui o enfrentamento a eventos climáticos extremos, como enchentes, incêndios, tempestades e relâmpagos, entre outros”, disse Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
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