Categorias
BRASIL

Governo de SP distribuirá 50 milhões de litros de leite em 2024; veja quem tem direito


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

O Governo de SP anunciou que, até o fim de 2024, distribuirá aproximadamente 50 milhões de leite pasteurizado e enriquecido por meio do programa Vivaleite, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.


O programa foi criado para combater a anemia por deficiência de ferro em crianças e idosos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social no Estado.


Segundo dados do governo estadual, atualmente, o Vivaleite beneficia 284 mil crianças e idosos, entregando 4,1 milhões de litros de leite por mês. Para tanto, são 607 prefeituras conveniadas, 1.500 entidades parceiras e 18 laticínios fornecedores.

Leia também:  Câmara de Mogi aprova convênio com Governo de SP para obras ao redor das estações de trem

De acordo com um estudo liderado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma a cada três crianças de até sete anos sofre de anemia por deficiência de ferro no Brasil. A anemia ferropriva pode afetar a disposição de crianças e contribuir para seu isolamento, déficit de aprendizado e dificuldades no desenvolvimento intelectual, além de prejudicar o sistema imunológico.


Segundo o governo estadual, a fórmula do leite fornecido pelo Programa Vivaleite é fortificada com Ferro e vitaminas A e D. “Ao consumir o leite enriquecido, crianças e idosos em vulnerabilidade saem das estatísticas de anemia do país. Para as crianças, o leite também auxilia no crescimento e desenvolvimento, fornece nutrientes essenciais e é uma fonte de hidratação. No caso dos idosos, o leite fortificado auxilia na saúde óssea e fornece proteínas importantes para a massa muscular”, diz o governo.

Leia também:  Câmara de Mogi aprova convênio com Governo de SP para obras ao redor das estações de trem

Quem tem direito e como receber

Para ter acesso ao Vivaleite, idosos (acima de 60 anos) e famílias com crianças (de 6 meses até 6 anos) em vulnerabilidade social devem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município.

No ano de 2024, houve o aumento da cota de cinco cidades, o que beneficiou 180 crianças com 2.700 litros de leite por mês.

Compartilhe essa notícia: