Governo de SP deve anunciar nesta sexta as regiões que avançarão à fase verde

Na coletiva de imprensa que será realizada nesta sexta-feira (9), por volta das 12h30, o governador João Doria deve anunciar se alguma cidade avançará à fase verde do Plano São Paulo, instituído pelo governo estadual para retomada gradativa das atividades econômicas após o período mais rígido da quarentena contra o novo coronavírus (Covid-19).

Veja mais: Governo coloca 76% do estado na fase verde do Plano SP; saiba quais regiões avançaram

A expectativa se baseia no fato de que, no dia 11 de setembro, Doria afirmou, em pronunciamento, que a reclassificação para progressões de fase do Plano SP passaria a ser mensal – e não mais quinzenal. Com isto, uma nova revisão está prevista para 9 de outubro (sexta-feira).

Pelas regras vigentes, para avançar para a fase verde, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve ser inferior a 75 e a disponibilidade de leitos superior a 5. Nos indicadores de evolução da epidemia, os casos, óbitos e internações precisam ter variação inferior a 1,0. Além disso, as internações por 100 mil habitantes precisam ser inferiores a 40 e, os óbitos, abaixo de 5,0.

A última reclassificação realizada pelo Governo de SP colocou todas as regiões paulistas na fase amarela, que permite o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias. Estabelecimentos de alimentação podem funcionar até as 22h para consumo local.

Reprodução: Governo de SP

Na fase verde, os setores que já estão ativos podem ter a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. Eles ainda deverão respeitar protocolos padrão e setoriais específicos.

A quinta e última fase do Plano SP é a azul, quando ocorrerá a retomada completa da economia, dentro do chamado “novo normal”.

A restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações está em vigor em todo o Estado desde o dia 24 de março.

Alto Tietê

Com melhora contínua nos indicadores que baseiam a progressão de fases do Plano SP, a região do Alto Tietê tem chances de passar à classificação verde já nesta sexta-feira. A região inclui as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema.

Na última reavaliação, o Alto Tietê apresentou quase todas as taxas necessárias para evoluir de fase, mas ainda era preciso reduzir o índice de óbitos. Confira abaixo.

Indicador Taxa em 11/09Taxa necessária
Ocupação Leitos Covid UTI/Últimos 7 dias52,3abaixo de 75
Ocupação Leitos Covid UTI/100 mil hab.13,2superior a 5
Variação de casos0,72inferior a 1,0
Variação de internações0,74inferior a 1,0
Internações/100 mil hab./Últimos 14 dias26,8abaixo de 40
Variação de óbitos0,74inferior a 1,0
Óbitos/100 mil hab./Últimos 14 dias5,1menos de 5

“Os indicadores do Alto Tietê evoluem de forma muito positiva e apontam as condições da região avançar para a fase verde”, disse, na ocasião, Adriano leite, presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Guararema. “Embora a ansiedade seja grande, não podemos ter pressa. As flexibilizações precisam ocorrer com todos os critérios e segurança possíveis”, completou ele.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais