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Governo de SP anuncia criação de complexo viário com alças do Rodoanel em Suzano



Além de ter anunciado a reforma das estações da CPTM em Mogi das Cruzes e a ampliação da Linha 11-Coral até o distrito de Cezar de Souza, o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, assinou, em visita à região na última quinta-feira (14), o projeto executivo para a construção do “Complexo Viário do Alto Tietê”.


Entre as obras previstas no projeto estão a construção de alças de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21) em Suzano, a adequação das vias no entorno, a criação de uma passarela acessível para pedestres e outras alterações na malha viária da região.


Com início previsto para 2025, a execução do projeto tem até 12 meses para conclusão e deve custar cerca de R$ 30 milhões. Os trabalhos de implantação do complexo ficarão sob responsabilidade da Concessionária SPMar e contarão com um aporte do Governo de SP. A proposta também inclui a adequação da rotatória próxima ao limite entre Suzano e Poá, na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), e a criação de pistas marginais no Rodoanel, para melhorar o fluxo de veículos após a criação do complexo.


A alça será implantada na avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, passando por cima da Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e criando um corredor com a avenida Senador Roberto Simonsen, que ajudará a ligar o anel viário a bairros do centro expandido da cidade, como Jardim Casa Branca, Jardim Márcia, Jardim Imperador, entre outros.


Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário Benini explicou como foi o processo até chegar na assinatura do projeto executivo e o que levou o governo do Estado a pensar em um complexo viário, ao invés de somente na implantação da alça de saída. “A primeira fase para conseguirmos incluir é a execução do projeto executivo. Tivemos uma reunião no mês passado em Suzano para definir todas as ligações necessárias. Se fizéssemos só uma alça, o tráfego iria ficar impossível em Suzano e em Poá, então surgiu a ideia de um complexo viário com várias ligações, construção de pista marginal no Rodoanel e várias alças, além de um novo acesso para Suzano pela avenida Brasil. É um complexo que vai facilitar muito a vida de todo o Alto Tietê. Apesar de termos 12 meses de execução do projeto executivo, esperamos começar alguma parte da obra já neste ano”, afirmou o secretário.

A construção da alça será um marco para Suzano. Ao longo de toda a gestão, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lutou arduamente pela sua implantação, principalmente em razão do ganho econômico e turístico que deverá trazer.

O Trecho Leste do Rodoanel foi entregue em 2014 pelo governo do Estado com apenas a alça de acesso para ambos os sentidos, instalada na avenida Major Pinheiro Fróes. Desta forma, o motorista que transita hoje no sentido Suzano-Poá da via consegue acessar o Rodoanel em direção ao Trecho Norte, que ainda está em obras. Já no sentido oposto (Poá-Suzano), o acesso direciona para o Trecho Sul. Com isso, o condutor não consegue sair em Suzano, precisando se deslocar para municípios como Mauá e Itaquaquecetuba para, assim, conseguir deixar o anel viário e acessar o trecho urbano destas cidades.

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