Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, recebeu nesta quinta-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, mais de 600 prefeitos para apresentar programas estruturados pelo Governo de SP e que podem beneficiar as cidades paulistas.
O objetivo do encontro, segundo o governo estadual, foi estreitar o diálogo e firmar parcerias para impulsionar o desenvolvimento regional e o crescimento do estado como um todo.
Entre os prefeitos presentes estavam representantes de cidades da região do Alto Tietê, como Mara Bertaiolli (PL), de Mogi das Cruzes; Pedro Ishi (PL), de Suzano; Eduardo Boigues (PL), de Itaquaquecetuba; Saulo Souza (PP), de Poá; Priscila Gambale (PODE), de Ferraz de Vasconcelos; Luís Camargo (PSD), de Arujá; Inho Tainho (PL), de Biritiba Mirim; e Rodolfo Marcondes (PODE), de Salesópolis. Além dos prefeitos, o evento contou com a participação de secretários estaduais, deputados federais e estaduais e secretários municipais.
“Um grande diferencial do Estado de São Paulo é a qualidade dos seus prefeitos. A gente vê gestores muito comprometidos, preparados, muito técnicos, que dão soluções criativas e isso faz toda a diferença”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Os municípios foram atendidos pelos órgãos estaduais em 21 estandes organizados no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes. Os participantes receberam cartilhas com as descrições de 135 programas com potencial para beneficiar diretamente as cidades, além de orientações e regras para adesão a cada um deles. O conteúdo também foi disponibilizado às prefeituras em um e-book.
“É importante falar um pouco do cenário e dos principais programas de governo para começar essa aproximação. Queremos estar ao lado dos municípios, das prefeituras, para levar à população a melhor gestão possível. Sei que são muitas as demandas municipais e a gente tem que entender os cenários para trabalharmos em conjunto”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Entre os projetos realizados em parceria com as prefeituras, estão ações com o objetivo de tornar as cidades mais resilientes aos fenômenos climáticos; a Tabela SUS Paulista, que aumenta a capacidade de atendimento na rede pública com complemento de repasses; o IGM (Incentivo à Gestão Municipal), destinado às cidades que atingem determinados indicadores de saúde; o Alfabetiza Juntos, que dá suporte a redes municipais com materiais didáticos, capacitação, plataformas e monitoramento da aprendizagem, além de possuir convênios para alimentação e transporte de estudantes; o Casa Paulista, programa de habitação popular do governo estadual; ações de desenvolvimento econômico, como o Facilita SP, Qualifica SP, o Desenvolve SP, SP Produz e o Banco do Povo, com linhas de financiamento de taxas reduzidas; entre outras iniciativas.