Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Quatro escolas do Alto Tietê ficaram entre as vencedoras da 5ª edição da Gincana Cultural ‘Xô Desperdício’, da EDP, distribuidora de energia elétrica da região. O projeto, que estimula a conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia, premiou escolas dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba e Suzano.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (31), em São José dos Campos, com a entrega simbólica do prêmio aos alunos e educadores, que contempla um sistema completo de Geração Solar Fotovoltaica para cada unidade de ensino.
Em Ferraz, a vencedora foi a EMEB José Sebastião. No município de Guararema foi a EM Professora Célia Leonor Lopes Lunardini. Em Itaquá, a EMEB Professor Michel Alves de Souza. Por fim, em Suzano a EM Antonio Marques Figueira
O concurso cultural teve grande participação da comunidade escolar, com cerca de 48 mil visualizações nos vídeos elaborados pelos alunos das escolas participantes e mais de 22 mil curtidas.
Na edição deste ano foram destinados 10 sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 kWp, para as instituições vencedoras. As escolas ganhadoras foram escolhidas, após o período de votação dos conteúdos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica.
A gincana é uma iniciativa do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O principal objetivo é estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de energia elétrica nas unidades de ensino, residências e na sociedade em geral.
“Tivemos este ano mais de 13.300 alunos envolvidos em 18 cidades com esta temática tão essencial e urgente que é o uso sustentável e seguro da energia elétrica. A participação ativa e intensa da comunidade escolar e vizinhança reforça que estamos no caminho certo com ações educacionais que potencializam a preservação do meio ambiente. Parabenizamos todos os participantes da gincana Xô Desperdício”, disse Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.