A Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, deteve, na tarde de terça-feira (18), um homem suspeito de crime ambiental no distrito de Biritiba Ussú. De acordo com os guardas, o indivíduo foi flagrado suprimindo mata sem autorização, para a construção de uma estrada particular.
As equipes da Guarda Municipal receberam uma denúncia anônima pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) sobre desmatamento em uma região próxima à rodovia Mogi-Bertioga.
Na altura do KM 71,5 da via, foi detectada supressão de árvores com a utilização de máquina, informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes, acrescentando que os agentes entraram pelo caminho que estava sendo aberto e após cerca de 300 metros flagraram o homem utilizando uma máquina para a derrubada de árvores nativas e eucaliptos.
Ainda segundo a administração municipal, o suspeito afirmou que estava abrindo uma estrada para a futura construção de uma residência no local e disse que era proprietário da área. Questionado sobre a legalidade da ação, respondeu que não possuía autorização legal.
Os guardas realizaram uma pesquisa junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e constataram que o local que estava sendo desmatado se trata de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras, motivo pelo qual a retroescavadeira que estava sendo utilizada para a derrubada das árvores foi apreendida.
A ocorrência foi registrada na Delegacia do Meio Ambiente e o responsável ficou à disposição da Justiça. Após o registro do boletim de ocorrência, a Polícia Civil realizou perícia no local e abriu inquérito para investigar o caso.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.