A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou, na noite de terça-feira (11), a Operação Guardiã Azul, contra o tráfico de drogas na cidade. Os agentes descobriram duas casas utilizadas para armazenamento de drogas, conhecidas como “casas bomba”, prenderam um suspeito, além de apreender armas de fogo, 7.720 porções de drogas e R$ 1,2 mil em dinheiro.
A operação foi concentrada em rondas nas proximidades de instalações públicas e áreas monitoradas. No Jardim Nascente, na comunidade Macieiras, os agentes identificaram uma casa afastada, que chamou a atenção por estar fechada e sem movimento aparente, informou a Prefeitura, acrescentando que, quando eles tentaram acessar o local, perceberam movimentação interna e decidiram entrar.
Dentro da residência, os guardas encontraram um suspeito e 835 porções de entorpecentes, incluindo cocaína, crack, maconha, K9 e lança-perfume, além de um simulacro de arma de fogo. Ainda segundo a administração municipal, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente capturado e detido.
As patrulhas continuaram ao longo da noite e seguiram para o Jardim Nicea, uma área monitorada devido a presença de usuários de drogas próximos a equipamentos públicos. Os agentes localizaram outra casa suspeita.
Embora a residência parecesse abandonada, a busca identificou um grande estoque de drogas: 6.885 porções de crack, maconha, skank e cocaína. Um revólver calibre 32, um simulacro de arma de fogo e R$ 1,2 mil em dinheiro também foram apreendidos.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que as ocorrências foram registradas na Delegacia Central.