Categorias
POLÍCIA

GCM de Itaquaquecetuba descobre duas casas bomba e apreende 5 mil porções de drogas

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Na madrugada entre quinta (10) e sexta-feira (11), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou a Operação Narcos, voltada ao enfrentamento do comércio ilegal de entorpecentes. A ação resultou na descoberta de duas residências utilizadas como depósitos de drogas, popularmente conhecidas como “casas bomba”, totalizando cerca de 5 mil porções de entorpecentes apreendidas. O prejuízo estimado ao tráfico é de aproximadamente R$ 70 mil.


De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, a primeira ocorrência foi registrada no bairro Recanto Mônica, onde os agentes localizaram uma casa desocupada que funcionava como centro de estocagem e distribuição de drogas para pontos de venda na vizinhança. No interior do imóvel, foram encontrados 585 porções de crack, 453 unidades da substância sintética K9, 125 porções de cocaína e 260 frascos de lança-perfume.

Leia também:  Itaquaquecetuba recebe inscrições para curso gratuito de ecogastronomia

A segunda apreensão ocorreu no Jardim Napoli após uma denúncia anônima. A equipe da GCM identificou outro imóvel desabitado, onde os entorpecentes estavam ocultos em um compartimento camuflado com fundo falso. Nessa ação, foram confiscadas 1.631 porções de cocaína, 1.009 de K9 e 938 de crack.


“Semanalmente temos grandes apreensões na cidade. Isso demonstra que a segurança pública é feita de forma sistemática e estratégica, com foco em combater a criminalidade e atividades ilícitas. A população confia no trabalho e ajuda denunciando”, afirmou o secretário de Segurança, Anderson Caldeira.


O prefeito Eduardo Boigues também destacou a importância da operação. “Mais uma operação de sucesso que resulta em um grande prejuízo para o tráfico. Isso é trabalho efetivo, com inteligência e credibilidade. O crime não tem vez em Itaquá e vamos seguir combatendo o tráfico dia e noite”, declarou.

Leia também:  Itaquá Mais Emprego realizará seleções de emprego para sete cargos nesta quarta

Ambos os casos foram encaminhados à Delegacia Central, onde foram registrados para investigação e procedimentos legais.

Laboratório clandestino

Na quarta-feira (9), a GCM de Itaquá desmantelou um laboratório de refino de entorpecentes no bairro Chácara Águas da Pedra. A ação foi deflagrada após uma denúncia anônima apontar movimentações suspeitas em uma residência aparentemente abandonada.

Segundo a administração municipal, durante a operação, foram apreendidos 62 quilos de drogas, além de R$ 20 mil em espécie, materiais utilizados na produção e distribuição de entorpecentes, e um homem de 23 anos foi detido em flagrante.

No local, os agentes encontraram 25 kg de insumo para produção de cocaína e crack, dois blocos de pasta base, 200 gramas de cocaína refinada, 25 moldes para fabricação, seis sacos com eppendorfs vazios, 189 porções de haxixe, sete tijolos de maconha prensada, oito sacos de skank colombiano, um tablete de crack e outro parcialmente derretido, oito frascos e dois sacos com drogas tipo K, 1.065 comprimidos de ecstasy, 540 porções de cocaína, 71 de crack e 20 de skank.

Leia também:  Estação Manoel Feio da CPTM, em Itaquá, tem distribuição gratuita de livros nesta sexta

Além das drogas, também foram apreendidos oito telefones celulares, três balanças de precisão, dois rádios comunicadores, um simulacro de arma de fogo, uma máquina de cartão e registros com a contabilidade do tráfico.

O suspeito foi conduzido à delegacia e segue à disposição do Poder Judiciário. As investigações continuam para identificar outros envolvidos com a organização criminosa.

Compartilhe essa notícia: